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Bares apostam em venda de vouchers durante crise

em Economia
segunda-feira, 30 de março de 2020

Empresários precisam usar a criatividade para reduzir as perdas. Foto: ocp.news/reprodução

Entre as diferentes naturezas de negócios atingidos diretamente pela crise do novo Coronavírus, os Bares estão entre os principais afetados. A restrição de aglomerações públicas levou os estabelecimentos de todo o país a baixar as portas e a viver uma expectativa diária sobre quanto tempo as empresas serão capazes de sobreviver nessas circunstâncias.

Diante desse cenário, empresários precisam usar a criatividade para reduzir as perdas, equilibrar o caixa, evitar demissões e até mesmo encerrar definitivamente as atividades. Nesse contexto, uma das principais estratégias que vem sendo utilizadas pelos proprietários é a venda de vouchers. Cesar de Ranieri é proprietário do pub Kia Ora, bar localizado no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Aberta desde 2004, a casa aposta em música ao vivo e tem capacidade para até 500 pessoas.

O empreendedor tem uma equipe de 50 funcionários diretos e outros 100 indiretos; é um dos que adotou a estratégia da venda de vouchers para seus clientes. A proposta de César é vender aos seus clientes um voucher de R$ 50, que será convertido em um de R$ 100 de consumação, assim que a casa reabrir. “Nos pareceu interessante realizar a venda dos vouchers para gerarmos uma receita e ao mesmo tempo estimular o nosso cliente, que também está sofrendo com toda essa situação”, relata.

Além de reforçar a ação com voucher, a analista de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Monteiro Viana, destaca que a interação com o cliente é fundamental em um momento como esse. “É comum que os consumidores já sigam seus bares preferidos nas redes sociais. Para manter o consumidor engajado, os bares podem realizar postagens de dicas de elaboração de drinks dentro de casa, harmonização com comidas e até mesmo lives de shows em parceria com artistas locais. Essa é uma nova forma de entretenimento, que manterá o cliente por perto.”, explica a especialista (AI/Sebrae).