114 views 3 mins

Negociação de Ações – Dicas para iniciantes

em Mercado
terça-feira, 08 de fevereiro de 2022

O mercado de ações pode ser muito interessante e conduzir a ganhos elevados, mas também pode ser avassalador para os iniciantes. Se está a dar os seus primeiros passos na negociação de ações veja as nossas dicas para garantir o seu sucesso.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

É sabido que qualquer investimento tem um determinado grau de risco. Por norma os investimentos de menor risco têm um retorno menor e os investimentos de alto risco têm um retorno grande.

Antes de começar a fazer investir em ações faça a análise do seu perfil de investidor, que estará diretamente relacionado com a sua tolerância ao risco. Depois de saber o seu perfil de investidor pode começar a procurar onde fazer os seus investimentos.

Ter uma estratégia bem definida

Antes de fazer os seus primeiros investimentos é importante que tenha uma estratégia bem definida, caso contrário corre o risco de se deixar levar pela ambição dos ganhos e acabar por perder uma parte ou todo o dinheiro investido.

Um exemplo de uma estratégia é criar uma carteira de investimentos variada, com 50% do valor em ações de risco baixo, 30% em risco médio e 20% em risco elevado.

Não se esqueça de fazer uma avaliação regular da sua estratégia de investimento e de a reajustar, sempre que necessário. 

Investigue as empresas em que vai investir

Antes de avançar com o seu investimento em ações de uma determinada empresa deve fazer um trabalho de investigação sobre a mesma. Não se limite às informações apresentadas pelos corretores e procure o máximo de informação possível, por forma a conseguir prever, com maior precisão, se há uma tendência de valorização das ações em causa.

Tenha consciência que pode haver perdas de valor

O mercado de investimentos em ações sofre bastantes flutuações e quando está a começar a fazer os seus investimentos é importante ter a consciência de que é normal haver perdas de valor, pelo que poderá perder alguns dos seus investimentos.

Por esse motivo não deve investir todo o seu dinheiro e deve procurar equilíbrio. Se os seus investimentos forem variados, podem ocorrer perdas num investimento, mas terá ganhos noutro, pelo que o resultado geral será positivo ou, pelo menos, menos negativo, conseguindo alcançar um ponto de equilíbrio.

Conclusão

Estas dicas foram pensadas para quem se está a iniciar nas transações de investimentos de ações, mas também são adequadas para todos aqueles que já tentaram fazer este tipo de investimentos e acabaram por desistir devido a perdas de dinheiro. Invista conscientemente.