95 views 5 mins

Mudança de carreira: existe uma idade limite para mudar de direção?

em Mercado
terça-feira, 18 de maio de 2021

Uranio Bonoldi (*)

O trabalho sem dúvida é um dos elementos centrais de nossas vidas, grande parte de nossas decisões e cotidiano são influenciadas pelo trabalho que temos, pela profissão que exercemos. As repercussões de um trabalho que não te faz bem podem ser muito severas, em alguns casos chegando a comprometer a saúde mental. E, acredite se quiser, a insatisfação com o trabalho é extremamente comum.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela Catho (plataforma de recrutamento online), 92% dos mais de 7 mil entrevistados gostariam de mudar de trabalho. Ao considerar uma nova direção para a carreira é necessário entender a origem da insatisfação. A causa pode estar relacionada a fatores como o ambiente de trabalho, excesso de demandas, falta de benefícios ou reconhecimento, etc.

Nestes casos, trocar de organização pode resolver o problema. Mas lembre-se, este movimento deve ser feito com boa dose de responsabilidade e não de forma emocional. No entanto, muitas pessoas estão descontentes em relação à atividade e área de atuação. Neste cenário, uma mudança na carreira pode ser necessária e trazer ótimos resultados, porque afinal das contas o mais importante é ser feliz.

Para isso, é necessário definir objetivos e metas que estejam alinhadas com seus valores, sua realidade e elaborar um planejamento – não é possível fazer a transição da noite para o dia sem se preparar. Mudar de carreira com certeza não é uma tarefa fácil, é fundamental entender seu momento e suas paixões, analisar suas habilidades e competências, estudar as oportunidades e novas áreas de atuação.

Um planejamento financeiro também é imprescindível, afinal é de se esperar uma renda menor em um momento inicial, fazendo com que uma reserva de dinheiro seja importante. Para alterar o rumo da carreira é fundamental estar disposto a fazer reflexões pessoais, bem como buscar ou aprofundar o autoconhecimento e autocrítica como partes essenciais do processo.

Importante destacar que especialistas em carreira podem trazer insights e ajudar a te colocar em melhor posição para alcançar seu objetivo, apoiando na estratégia e acompanhando seu curso. A idade avançada também é um fator a ser considerado na hora de pensar na mudança de carreira, mas de forma alguma é um impeditivo.

Pessoas que estão há mais tempo no mercado de trabalho desenvolvem habilidades importantíssimas e cada vez mais desejadas, como inteligência emocional, habilidades de gestão/liderança e de relacionamentos interpessoais, networking, entre outros. Portanto, a experiência é sempre enriquecedora e valiosa, mesmo que seja em outra área. Virar um profissional autônomo ou prestar consultorias, mentorias – também são opções viáveis.

A barreira da idade está mais ligada aos estigmas da sociedade e aos impedimentos psicológicos, é um desafio que pode ser superado com a devida preparação. Nunca houve tantas possibilidades de cursos profissionalizantes, graduações e novas áreas de conhecimento à nossa disposição. Essa oferta de opções continua aumentando em velocidade acelerada, inclusive em modalidade online, o que viabiliza ainda mais o movimento de mudança de carreira.

No final das contas, o mais importante está relacionado ao planejamento, autoconhecimento, dedicação, persistência e disposição para aprender (mente de principiante). É essencial se perguntar aonde você quer chegar e quais conhecimentos, habilidades e competências são necessárias para te colocar nessa posição. Sem estes, é quase impossível executar a mudança de carreira de forma segura.

(*) – É consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral e palestrante (www.influenciaepoder.com.br).