Com a pandemia do novo coronavírus e a mudança no padrão de consumo, percebeu-se um investimento significativo das empresas em tecnologia.
Segundo dados da ABES-Associação Brasileira das Empresas de Software, em parceria com o IDC-Instituto de Defesa do Consumidor, em 2021 foi registrado um crescimento superior a 10% no desenvolvimento de software no Brasil. As desenvolvedoras de software, por sua vez, viram dobrar nos últimos meses sua demanda por apps e sistemas de gestão.
Seguindo esta tendência, a Zanthus, uma das maiores e mais tradicionais fornecedores de Software para PDV no Brasil, investiu ao longo dos últimos 2 anos e meio cerca de R$ 5 milhões na criação da Neos, uma empresa com alma de startup focada no desenvolvimento de produtos de mobilidade e inteligência artificial, infraestrutura cloud e UI.
Segundo Alexandre Queiroz, diretor da Zanthus, cerca de 73% dos varejistas acreditam que a inteligência artificial e o Machine Learning podem agregar um valor significativo aos seus processos de previsão de demanda. “Ao atuar de forma generalista, com uma metodologia baseada no design thinking e produtos mais horizontalizados, a Neos quer se aproximar e fidelizar varejistas de diferentes setores, com mindset inovador e que valorizam novas soluções para potencializar suas vendas”.
Pelo menos um quarto das organizações de grande porte no Brasil já adotaram a inteligência artificial em seus projetos. Assim, o objetivo da Neos é se empenhar no desenvolvimento e aplicação de novos produtos e tecnologias de inteligência artificial, cloud e mobilidade para negócios de diferentes mercados e segmentos, desde redes de varejo, prestadores de serviço até a indústria.
Queiroz afirma que na área de inteligência artificial a Neos poderá ajudar a indústria no planejamento de produção, por meio de algoritmos que façam uma previsão de vendas mais assertiva. Ainda nessa linha, se insere a otimização logística na entrega de pedidos (um sistema de OMS – Order Management System).
Já quando se fala em sistemas web ou mobile, a Neos quer empregar o mesmo know-how desenvolvido para totens de autoatendimento em soluções para outros setores. Até o final de 2022, a Zanthus pretende investir mais do que R$ 5 milhões na nova empresa, incluindo dobrar o número de funcionários, dos atuais 23 para cerca de 46. – Fonte e outras informações: (www.zanthus.com.br).