123 views 4 mins

Medo do inglês ainda é barreira para profissionais de TI ingressarem no mercado

em Mercado
terça-feira, 31 de outubro de 2023

Executiva do setor dá dicas para quem deseja aprimorar suas habilidades

As perspectivas no mercado para TI têm atraído a atenção dos profissionais para oportunidades dentro e fora do Brasil. Dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), mostram que a área deve criar 795 mil novas vagas no Brasil até 2025. Mas, os planos de conseguir um novo emprego em uma empresa internacional podem enfrentar barreiras que vão além das habilidades com códigos e programação, como o medo de se comunicar em inglês.

Este receio, que pode ter relação com o nervosismo, inexperiência ou a própria insegurança do candidato, é algo percebido pelo setor. Experiente na contratação de brasileiros na área de tecnologia, a Nearsure, empresa dedicada a relacionar talentos de TI da América Latina com o mercado norte-americano, tem o desafio de encontrar profissionais que atendam todas as necessidades deste nicho. Neste contexto, a CEO da companhia, Giuliana Corbo, comenta sobre a exigência do inglês e a importância desta habilidade para as vagas internacionais.

“Muitas vezes os candidatos têm anos de estudo, mas ainda se sentem nervosos para se comunicar no ambiente de trabalho. É preciso lembrar que a fluência tem mais relação com a comunicação clara do que com a fala sem sotaques, por exemplo. É importante estar atento e treinar para que este bloqueio não prejudique a conquista de uma carreira internacional”, comenta a CEO.

No geral, a língua inglesa ainda é um desafio para os profissionais brasileiros. O país ocupa a 58ª posição no ranking global de proficiência em inglês, conforme o dado recente do Índice de Proficiência em Inglês (EPI) da EF Education First, divulgado em 2023. Embora tenha subido duas posições em relação ao ano anterior, o Brasil é classificado como tendo baixa habilidade nesta língua estrangeira.

Prática e acompanhamento

A executiva ressalta a importância da experiência para praticar a língua de forma contínua, até mesmo porque “a maioria das linguagens de codificação tem raiz no inglês, então, é algo que já faz parte do cotidiano. O candidato precisa compreender que é natural se adaptar a novos vocabulários, principalmente em projetos diversificados. Seja como for, temos um suporte especializado para auxiliar na adaptação dos colaboradores”, detalha Giuliana.

Incentivo

Com um processo seletivo criterioso, a empresa busca testar as mais diversas habilidades técnicas, experiências e capacidades interpessoais dos candidatos. Uma vez selecionados, os colaboradores recebem acompanhamento para que sua adaptação à rotina, cultura e língua sejam feitas da melhor forma.

“Além da contratação, a ideia é que possamos investir nestas pessoas para que se desenvolvam ainda mais na empresa, alcançando funções, habilidades e cargos avançados. Para isso, temos equipes integradas que dão todo o suporte necessário, inclusive para quem enfrenta alguma dificuldade nesta adaptação. É uma estratégia que une o aprimoramento, qualificação e retenção de talentos”, explica a executiva.

Dicas para aprimorar o inglês

Para os profissionais que desejam se aprimorar nos estudos da língua inglesa, a empresa possui um guia com diversas dicas que vão desde a maneira como os colaboradores podem melhorar sua escrita, fala e até sugestões de aplicativos e sites gratuitos para exercitar as habilidades. O conteúdo está disponível no blog da Nearsure.