109 views 4 mins

Carro próprio ou soluções alternativas, o que vale mais a pena?

em Mercado
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Com o cenário atual totalmente incerto e a economia oscilando diariamente, ficou difícil se preparar para cada processo dentro das empresas. O aumento dos preços do combustível em mais de 50% no ano, fez com que muitas companhias buscassem formas alternativas de transportes para oferecer aos seus colaboradores que precisam se deslocar ao trabalho, e que pensassem menos no orçamento.

Porém, nos últimos meses o consumidor também tem experimentado um aumento no preço das corridas de aplicativos de transporte urbano. Além do encarecimento da tarifa comum, essas ferramentas geralmente praticam o “preço dinâmico” em horários em que há maior demanda. Tudo isso pode sair mais caro para a empresa, que se vê em um dilema: utilizar os serviços alternativos de transporte ou manter o carro próprio e o reembolso por quilometragem?

Por conta disso, Thiago Campaz, CEO do VExpenses – plataforma que automatiza a gestão de despesas de equipes e funcionários -, explica que nos cenários atuais de volatilidade de preços, a melhor alternativa tem sido o uso do carro próprio a trabalho. Isso porque as empresas conseguem ter maior previsão dos custos, já que a tarifa paga pelo km rodado é definida pela política de reembolso de quilometragem e costuma ser fixa.

Além disso, contar com um bom sistema de reembolso também facilita para que a corporação tenha mais controle sobre suas despesas, já que contará com o auxílio de tecnologias de precisão, como o reembolso de quilometragem via GPS, por exemplo. Porém, a fim de evitar problemas financeiros ou trabalhistas e driblar o impacto da alta dos combustíveis nos custos de quilometragem, o valor do km rodado praticado pela empresa deve ser justo e se adequar à realidade.

O VExpenses criou uma ferramenta que calcula automaticamente o valor do km rodado para reembolso, e que pode ser acessada por qualquer pessoa que necessitar do seu auxílio. Ela é totalmente gratuita e facilita o dia a dia tanto para quem fica responsável em pagar esse valor aos funcionários, quanto para eles mesmos, que podem ter um controle maior sobre o quanto estão gastando”, afirma Campaz.

Com a calculadora criada pela fintech basta informar alguns dados básicos do carro, como o consumo médio (km/litro) e o preço da gasolina onde costuma abastecer. Assim a ferramenta consegue fazer o cálculo de quanto é o valor do km sob essas condições. Na página de resultado, ela também oferece um comparativo com os valores que são praticados pelo mercado em cada região do país – para ser usado como benchmark, permitindo analisar se o valor pago está dentro do esperado.

Outra dica para proteger a corporação da alta do preço dos combustíveis é utilizar a marcação da rota por GPS para a comprovação da despesa. Assim, garante-se a exatidão da distância percorrida pelo funcionário com muito mais segurança, evitando-se custos extras e desnecessários para o caixa da empresa.

“A situação que estamos enfrentando hoje já é incerta, não sabemos mais quais preços sobem no dia seguinte, então garantir que os valores sejam calculados de forma exata é essencial para evitar o desperdício. A tecnologia está em nosso escopo diariamente e precisamos usá-la da melhor maneira possível e de forma assertiva para otimizar processos e minimizar os gastos“, finaliza Campaz. – Fonte e outras informações: (https://vexpenses.com.br/).