Estudo realizado pela KPMG global, intitulado “Emerging Trends in Infrastructure”, indica as principais tendências no setor de infraestrutura. Na publicação, foram identificadas as questões prioritárias que influenciarão a área ao longo deste ano e compartilhadas as perspectivas em relação ao modo como a indústria e o mercado irão responder a esses quesitos.
As dez principais tendências para o setor de infraestrutura este ano são as seguintes:
- A sociedade passa a lutar e se posicionar.
- Resiliência, infraestrutura e segurança em primeiro lugar.
- Mudança na percepção do gerenciamento de riscos.
- A nova globalização vem do Leste – O fluxo de capital está se movendo ao contrário, mas sempre na direção das melhores margens de lucro.
- O mundo corporativo abraça a sustentabilidade.
- Planejadores e consumidores se alinham.
- Os mercados emergentes adotam financiamento privado.
- O “Infratech” inclina a balança.
- Pequeno se torna bonito – Por alguns anos, grandes projetos pareciam ser a melhor solução para os problemas da sociedade. Essa lógica vem sendo reconsiderada, levando em consideração atrasos e custos elevados.
- A lâmpada que se acende – Autoridades começarão a usar seus dados para conduzir uma mudança significativa na maneira como a infraestrutura é planejada, projetada, entregue, operada e mantida.
“Os mercados estão se transformando por meio de novas tecnologias e inovação, líderes estão dando mais importância para fatores ambientais e climáticos, impactando maior velocidade e eficácia na maneira de fechar negócios. O resultado das transformações é o endereçamento e mitigação de riscos, criando grandes desafios no setor de Infraestrutura, uma realidade em que os governos, investidores, construtoras e operadoras precisarão ser ágeis para responder e se reformular”, afirma o sócio da KPMG líder do setor de infraestrutura no Brasil, Eduardo Redes.
Para ter acesso à pesquisa, basta clicar no link: (https://assets.kpmg/content/dam/kpmg/xx/pdf/2020/01/emerging-trends-in-infrastructure.pdf).