Dicas para se tornar um empreendedor bem-sucedido

A atual conjuntura econômica e social do Brasil tem levado muitas pessoas a buscarem o sonho de criar o seu próprio negócio e empreendedor. De acordo com dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) cresceu no País ao longo de 2020. Do total de 3.359.750 empresas abertas no período, 2.663.309 eram MEIs, o que representou um aumento de 8,4% em relação ao ano de 2019.

Dado esse cenário, Felipe Valença, CEO da Acqio, fintech brasileira que atua como adquirente e desenvolve soluções de pagamento para pequenos e médios empreendedores, listou seis dicas para que profissionais que almejam iniciar seu próprio negócio possam ser bem-sucedidos na empreitada.

  1. Atendimento ao cliente é tão importante quanto o marketing – Não adianta investir pesado em propaganda se o feedback de seus clientes for negativo. Lembre-se: o marketing é muito importante, mas se você proporcionar um excelente atendimento aos seus clientes, eles com certeza farão propaganda de você.
  2. Empreendedores devem ser ágeis para saber a hora de mudar – Na cultura das startups, quando surge uma ideia, ela deve ser implantada imediatamente. Porém, nem sempre a ideia inicial tem sucesso, e isso é normal. Seja ágil ao identificar que algo não vai bem e tome atitudes para mudar esse cenário. Quanto mais tempo uma falha permanece, maior o impacto nos negócios.
  3. Seja flexível com a ideia de negócio – Lembre-se que nem sempre a sua opinião pessoal sobre um produto ou serviço representa a opinião do seu cliente. Ter paixão pelo que faz é importante, mas esteja aberto a mudanças que possam surgir, ainda que isso custe alterar completamente o seu ideal.
  4. Empreendedores aprendem, ainda que seja com fontes inesperadas – Esteja aberto ao aprendizado: muitas vezes aquela ideia que você jamais teria surge numa conversa informal. O conhecimento está por todos os lugares, então, saiba aproveitá-lo!
  5. Se não puder fazer cursos, leia – Cursos são ótimas ferramentas para capacitação, mas a leitura também é uma excelente aliada. Há livros de todos os segmentos, com teoria e prática. Se não tem tempo ou mesmo recurso para fazer um curso agora, comece lendo. O importante é não parar.
  6. Seja diferente do que já existe – A concorrência está a todo momento investindo. Você nunca será o único a operar em seu segmento, mas deve se tornar diferenciado. Tenha clareza para estudar quem são seus concorrentes e o que eles oferecem, e com essas informações, crie técnicas para que seu cliente opte por você. – Fonte e mais informações: (www.acqio.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap