A relação entre uma empresa e sua seguradora de crédito precisa ser de total confiança, segurança e transparência. Pensar a governança de uma empresa passa também por entender e analisar os riscos e vantagens que cada movimentação acarreta e, por isso mesmo, é fundamental ter em mãos o maior número de informações para cada um desses movimentos.
Um desses passos é criar uma parceria sólida com uma seguradora de crédito de confiança, e para isso é necessário entender alguns pontos que devem ser analisados na hora de escolher a melhor seguradora de crédito para a sua empresa – sempre considerando sua demanda, capacidade e necessidade da empresa.
Segundo Paulo Possiede, diretor e proprietário da Mello & Possiede Seguros Especializados, uma seguradora de crédito trabalha em conjunto com a empresa, buscando visualizar o nível de risco que essas empresas possuem hoje no seu dia a dia, para assim entender como o seguro pode ajudar o seu negócio. Isso sempre vislumbrando uma série de benefícios, desde a proteção de riscos até outras vantagens que podem ser úteis no cotidiano de negócios dessa empresa.
Entre as vantagens, ele destaca, principalmente, a proteção dos recebíveis e a garantia do seu fluxo de caixa. Para além disso, Possiede afirma que “o seguro gera uma série de outros benefícios além do cerne principal, que é a proteção sob os recebíveis, como, por exemplo, em um cenário de valuation, em que a situação de transferência de risco é muito importante.
Seja ela total ou parcial, para a empresa que gera um determinado faturamento, isso é muito importante, porque ela pode com isso estabelecer um processo de alavancagem de vendas, ingressar em mercados que até então não opera. Enfim, existe um pacote de benefícios”.
Entender os riscos de sua empresa e ter uma parceria com uma sólida seguradora de crédito é importante em diferentes âmbitos de seu negócio. “Para a tesouraria e para a área financeira é uma ferramenta super importante, em que você pode estabelecer um planejamento estratégico com base nela, trocar informações com a área de crédito da seguradora”.