99 views 3 mins

Generalista x Especialista: existe melhor perfil em um cenário pós-pandemia?

em Mercado
quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões de pessoas. Por conta desses dados alarmantes e diante de um cenário em que não se pode perder tempo na busca por uma oportunidade profissional, surge a dúvida sobre qual perfil o mercado de trabalho tem buscado mais. Seria o do generalista ou do especialista?

Para Fernando Medina, CEO da Luandre, a resposta depende de vários fatores. “Essa é uma incerteza que percorre gerações. O que é preciso avaliar, neste caso, é a área de atuação e os atributos do cargo”. Um profissional generalista é uma pessoa normalmente mais capaz de passar por diferentes áreas e setores, entendendo de tudo um pouco. Isto ajuda a criar uma visão mais ampla da empresa onde atua e ajuda a conquistar cargos mais altos.

“Geralmente esse profissional está em cargos que demandam conhecimentos abrangentes da empresa, por conta disso, precisa conhecer sobre diferentes temas de diversas áreas” afirma Gabriela Mative, Superintendente de Recrutamento e Seleção da Luandre. Já o especialista é aquele que entende com maior profundidade de uma área/tema específica. “O especialista é indispensável na organização, dado o fato de ele ser a chave-mestra da área em que atua”, diz Gabriela. Muitas vezes o especialista é mais raro e, portanto, melhor remunerado.

Na realidade, o que importa mesmo é quão boa a pessoa é naquilo que se propõe a fazer. O mercado atual pede um mix desses dois estilos de profissionais. Ambos podem e devem possuir qualidades como criatividade, flexibilidade, boa comunicação e capacidade de usar bem suas habilidades. Ou seja, independentemente da escolha entre se especializar em determinada área ou saber um pouco de tudo, o cenário atual requer habilidade para lidar com pessoas e situações diversas.

“Há espaço para generalistas e especialistas, desde que eles sejam qualificados para realizar as demandas da empresa. Num cenário em que o que conta é o conhecimento e a inovação, nossa entrega mais importante é a inteligência com que aplicamos aquilo que sabemos de maneira a deixar um legado onde passamos”, finaliza Medina. Fonte e mais informações: (https://luandre.com.br/).