58 views 3 mins

Como entrar no mercado de trabalho em um cenário de pandemia

em Mercado
segunda-feira, 11 de maio de 2020

Em tempos de crise também nascem oportunidades. Foto: clickpetroleoegas.com/reprodução

Segundo dados divulgados pela OIT, cerca de 38% da força de trabalho no planeta, o equivalente a 1,25 bilhão de pessoas, foram afetadas, de algum modo, pela paralisação das atividades em diversos setores da economia, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Ainda segundo a instituição, mais de 436 milhões de empresas estão enfrentando riscos de redução ou descontinuidade das atividades no atual cenário de crise.

Para a professora de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, apesar dos desafios enfrentados por trabalhadores e empresas durante esse período, é preciso se reinventar e estar atento à novas oportunidades no mercado de trabalho.

“Em função da grande demanda por produtos online e serviços de delivery, muitas empresas estão se reinventando e melhorando as entregas, o que representa uma abertura de vagas para profissionais no setor de varejo, especialmente em segmentos como alimentação, logística e farmácias, tanto para atividades mais simples como para funções mais específicas.

Há ainda espaço para profissionais das áreas de saúde, ciência e análise de dados, comunicação, consultoria e gestão”, analisa. Embora este seja um cenário difícil, é importante lembrar que em tempos de crise também nascem oportunidades. “Muitas empresas foram forçadas a entrar no mundo digital e estão precisando de profissionais capacitados para fazer esta transição do offline para o online”, conclui.

Dicas de como entrar no mercado de trabalho durante a pandemia:

• Atualize o currículo e as redes sociais, atentando-se aos cuidados com fotos e mensagens nas redes.

• Prepare-se para fazer entrevistas e processos de recrutamento e seleção de emprego online. Algumas empresas fazem entrevistas em videoconferências ao vivo e outras pedem para que o candidato faça uma gravação. Faça um roteiro explicando quem é você, um pouco da sua história, suas experiências profissionais, competências e situações de sucesso. Indique ainda a razão de você estar se candidatando para a empresa e não se esqueça de observar o tempo solicitado, seguindo as instruções que a empresa apresentar.

• Escolha um local em casa para fazer a entrevista ou gravar o vídeo: iluminação, som, imagem, ruído, tudo influencia na qualidade. Peça ajuda, faça testes e simulações.

• Caso você não tenha experiência, foque nas competências e habilidades: o que você sabe fazer e que pode ser importante e construtivo para a empresa.

• Faça cursos online para melhorar o currículo e se atualizar, mesmo que você seja um especialista é importante atualizar conhecimentos.

Fonte: Faculdade Presbiteriana Mackenzie/Rio.