Pilar Sanchez Albaladejo (*)
“Quem é visto é lembrado” é um ditado popular que pode assustar quem trabalha em home office – e com razão. Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido, apesar de os profissionais remotos terem trabalhado quase o dobro de horas extras em relação aos que frequentaram o escritório entre 2013 e 2020, eles tiveram menos da metade da chance de serem promovidos em cinco anos.
Com a pandemia, o número de profissionais que passou a trabalhar de casa cresceu muito no Brasil – e os maiores empregadores do país continuam mantendo equipes em modelos híbridos. O que, então, os profissionais remotos devem fazer para aumentar a própria visibilidade na empresa e continuar crescendo na carreira e sendo promovidos? Dou três dicas a seguir, inspiradas nos meus cursos de liderança na Udemy.
1- Seja proativo – Apesar de esta dica valer inclusive para quem frequenta o escritório, ela é ainda mais importante para quem trabalha de casa. Estar sempre disposto a ajudar a equipe, ser solícito e trazer novas (e relevantes) ideias sempre que possível são atitudes que ajudam o profissional a ser notado pela chefia.
2- Seja eficaz em reuniões virtuais – Pesquisadores da Universidade de Stanford já buscaram explicar por que as reuniões virtuais são tão cansativas: o cansaço visual por olhar para a tela perto demais, o efeito espelho (olhar muito para a própria imagem) e a mobilidade reduzida são alguns possíveis fatores.
Por isso, quem vai direto ao ponto nas chamadas de vídeo chama a atenção positivamente. Detalhes minuciosos muitas vezes podem ser enviados posteriormente por e-mail, por exemplo.
3- Supere as expectativas – Fazer um trabalho bem feito é sempre fundamental – mas às vezes é possível ir além e acrescentar algo a mais. Por exemplo, ao buscar uma solução para um problema, trazer duas opções de caminhos a seguir.
(*) – É instrutora de liderança na Udemy (https://www.udemy.com/).