110 views 3 mins

4 dicas para controlar gastos excessivos

em Economia
segunda-feira, 30 de maio de 2022

O tópico “finanças” ainda é um tabu social e isso impacta negativamente no planejamento financeiro de microempreendedores, pois tal gestão pode soar complexa para muitos. Como resultado, os empreendedores podem ter muita dor de cabeça na hora de lidar com as finanças pessoais e com o caixa.

Para ensinar como fazer um planejamento financeiro de forma correta, o GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do país, elencou quatro dicas para profissionais autônomos. Confira:

1 – A tecnologia é uma aliada – Aplicativos e planilhas podem auxiliar aqueles que desejam criar uma rotina de controle de gastos. Utilizar essas ferramentas diariamente trará mais segurança ao seu bolso e às suas finanças, além de proporcionar um controle melhor sobre as suas finanças e investimentos.

2 – Anote seus gastos – Apesar de não ser recomendável, muita gente não anota seus gastos, o que pode acarretar em dores de cabeças e prejuízos futuramente. Sendo assim, é importante entender que o planejamento financeiro começa a partir de anotações de todos os seus gastos, trazendo assim, segurança sobre o quanto você tem e o quanto já gastou. É de extrema importância anotar todos os gastos, até mesmo uma bala que foi comprada durante o dia deverá ser incluída na planilha de gastos.

3 – Listas são bem-vindas – Para evitar compras superfaturadas ou até mesmo desnecessárias, é importante comparar preços e fazer uma lista com quais produtos realmente são necessários. O bom e velho bloquinho de anotações ajuda a manter o foco na hora das compras e assim, diminuir os gastos desnecessários.

4 – Trace metas e objetivos – Ter um planejamento financeiro ajudará o microempreendedor a traçar um caminho mais seguro para que as metas sejam alcançadas. Sendo assim, o profissional pode estipular um sonho que deseja realizar e esse objetivo se torna um incentivo e tanto para que o planejamento financeiro seja respeitado. Ao definir tal meta, também é necessário analisar os investimentos envolvidos, seja uma reserva de emergência, uma viagem, ou uma casa própria.

Fonte e mais informações: (https://www.getninjas.com.br/).