105 views 3 mins

Cinco dicas para ser um verdadeiro líder

em Mercado
quarta-feira, 19 de maio de 2021

O papel da liderança é muito importante em qualquer instituição, seja nos negócios ou até mesmo familiar, não é mesmo? Muitos julgam se é melhor ser um bom líder do que ser um chefe, mas não paramos para pensar que cada ocasião e empresa, pode necessitar de perfis diferentes na chefia, porém ser um bom líder pode ser ótimo em qualquer equipe e situação de sua vida.

Mas falando de liderança da sua empresa, que tal aprender algumas características que você pode trabalhar para exercer o papel de um verdadeiro líder? Confira as dicas:

  1. Seja sempre autêntico – Estar à frente de uma equipe é uma responsabilidade muito grande, seu papel é observado a todo momento e você é visto como alguém a seguir, a se espelhar, por isso, nunca deixe a sua autencidade de lado.
    Não deixe o poder tomar conta de você. Seja sempre muito transparente e sincero. Além disso, permita que seus colaboradores tenham oportunidade de opinar, ter voz. Escute-os sempre!
  2. Trate seus colaboradores como eles precisam tratar seus clientes – O que você espera dos seus profissionais perante aos clientes é o espelho que você precisa ser com eles. A maneira de como trata seus colaboradores é o termômetro de todos em sua equipe. Por isso, mantenha sempre a cordialidade e educação.
    Um bom líder se preocupa com sua equipe, por isso pergunte com frequência se pode ajudá-los!
  3. Sempre oriente e motive sua equipe – Aquela ideia de que você apenas dá ordens e espera seus colaboradores obedecerem está muito ultrapassada.
    Por isso se organize diariamente para delegar tarefas, mas também sempre com motivação. Engaje sua equipe com atividades, com parceria e principalmente com um ambiente leve para trabalhar.
  4. Reconheça o potencial – Oriente sua equipe diariamente em suas atividades e decisões que possam tomar. Reconheça a determinação e dedicação de cada colaborador, todos estão ali se esforçando para o negócio crescer e ter sucesso no mercado. Seus colaboradores precisam ser motivados para alcançar as metas de maneira produtiva e ágil.
  5. Compartilhe informações – Como já falamos, você como líder e/ou dono do negócio, é visto como um exemplo a seguir pela equipe, eles esperam transparência e informações para desempenhar suas funções. Por isso, sempre compartilhe conhecimentos, resultados, metas, críticas, aprendizados, enfim, todo tipo de comunicação viável para que sua equipe se desenvolva e faça o melhor no dia a dia profissional.

(*) – É fundadora da Sóbrancelhas, rede de embelezamento de olhar e da face no Brasil, Argentina e Bolívia e especialista em empreendedorismo, franquias e vendas, além de ser Master Coaching.