207 views 3 mins

Capacitação no mercado de franquias

em Mercado
sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Eduardo Santinoni (*)

Você sabia que se for à uma feira de franquias, não poderá sair de lá um franqueado? Legalmente, pelo menos, temos uma lei que determina que no momento que a pessoa conhece uma marca e tem contato com o modelo de negócio, um período de dez dias deve ser respeitado enquanto analisa a “circular de oferta de franquias”.

Existem muitos benefícios em aproveitar esse período conhecendo melhor a rede em que deve investir seu dinheiro. Primeiramente, se você está acabando de conhecer uma marca, é importante analisar se o modelo de negócio faz sentido, se está sólido, se o franqueado vai ser bom e você encontrará muitos desses dados na circular.

Os dez dias se iniciam no momento em que a pessoa assina um documento de compromisso ao receber a circular, respeitando o sigilo dos dados contidos ali sobre variados segmentos da rede franqueada. Nesse momento, todo tipo de preparação que a pessoa puder buscar durante o processo será bem-vinda. Quanto melhor conhecer aquele terreno, melhor estará preparada para tomar uma boa decisão. Se for o caso, pode até procurar o setor jurídico para certificar se os termos e propostas da franquia estão de acordo com o contrato.

Mesmo em investimentos menores, se aplicamos mil reais em um negócio, por exemplo, e reservamos mais dois mil para um advogado alinhar com mais solidez, irá melhorar a sua decisão. Além disso, é aconselhável buscar sempre mais informações, conversar com outros empresários do ramo, fazer cursos e se capacitar para um melhor resultado do ingresso à franquia desejada.

Na feira da ABF, Associação Brasileira de Franchising, realizada anualmente, há capacitação contínua em um espaço cheio de oportunidades. Os estandes apresentam e vendem negócios, e quem está nos corredores também está atrás de fazer negócios, então é um ambiente totalmente empreendedor. Em cada ano do evento, podemos acompanhar as tendências do que está sendo mais ou menos ofertadas, as ideias aparecem na mistura do que você vê ali com o que viveu e está sentindo.

(*) É sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR. Também é credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.