87 views 3 mins

As competências que ganharão o mercado de trabalho no pós pandemia

em Mercado
segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Segundo dados do IBGE, divulgados no G1, 12.428 milhões de pessoas estavam desempregadas na quarta semana de junho deste ano. Este número equivale a 675 mil a mais do que na semana anterior. Além disso, a taxa de desemprego ficou em 13,1%, sendo que o maior número registrado, desde o começo de maio, era de 10,5%. Daniela Verdugo, que atua como sócia e Headhunter na THE Consulting, aponta algumas das áreas cujos profissionais podem voltar a sonhar com dias melhores no pós pandemia.

“Posições de: Tecnologia/Inovação, Finanças e RH. Estas áreas suportarão as mudanças necessárias nas organizações, bem como a consolidação destes processos”, revela. “A gente vinha de um processo em que as empresas estavam acomodadas em suas marcas e posicionamentos, olhando de uma maneira, talvez, pouco ampla para as oportunidades de negócio e mercado, ou seja: se sou varejo, sou só varejo e, no máximo, vou otimizar os meus canais. Esse é um pensamento que está sendo transformado nessa fase da retomada”, complementa a Headhunter.

Também faz uma importante análise com relação a retomada de serviços de modo geral e estabilização financeira do país. “Realmente os impactos tem ampliação sem precedentes do desemprego e queda histórica da ocupação. Neste sentido, falar de retomada é complexo. Mas nos baseando, por exemplo, no ajuste estrutural e reconfiguração econômica da década de 90, foram cerca de 23 anos para recuperarmos os valores mínimos de desemprego”.

Diante do desemprego, uma série de profissionais está repensando sua colocação no mercado e/ou buscando novas qualificações online para quando a situação estiver normalizada. Para estes profissionais, Daniela deixa seu conselho. “É importante pesquisar as empresas que têm ou terão escassez de mão de obra (seja para retomar ou suportar crescimento de demanda)”. “Se perguntar quais problemas destas empresas sua experiência ajuda a resolver, e focar sua exposição exatamente nestas organizações. E claro, ao longo do processo entender se existe conexão entre os seus valores e os da empresa. O que na THE Consulting chamamos de “VIP”.

O importante é saber aproveitar o momento, embora delicado, para adquirir maior aperfeiçoamento profissional com foco no mercado de trabalho que irá se constituir após a pandemia. “Foque na evolução dos seus conhecimentos, na sua qualificação, e deste modo a inserção no mercado pode ser gradual mas terá mais chances de concretizar”, conclui. Saiba mais em: (http://theconsulting.com.br/).