95 views 6 mins

Após sete meses, isolamento social impacta positivamente o mercado erótico

em Mercado
quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Fonte: Pxhere

A quarentena impactou diferentes segmentos comerciais pelo Brasil, seja positiva ou negativamente. O nicho de produtos eróticos foi um dos beneficiados pela pandemia e pode observar suas vendas serem impulsionadas no primeiro semestre de 2020.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme) mostra que os resultados do setor em 2020, que já previa um aumento de consumo nas sex shops do país, surpreenderam a maioria dos empresários do ramo até o momento.

O crescente interesse pela masturbação pode ser uma das justificativas para o pico de vendas de produtos específicos, também observado pela Abeme. A instituição aponta que entre março e maio foram vendidos mais de um milhão de vibradores, o que representa um aumento de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Mesmo sendo nosso primeiro ano com as lojas físicas fechadas, tivemos um aumento de mais de 25% das vendas entre junho e agosto, em relação a 2019”, afirma o sócio do sex shop Segredo Erótico, Geraldo Pacheco. A empresa atua tanto no mercado físico quanto no on-line.

A busca por lojas virtuais de produtos eróticos também subiu no período de isolamento. Segundo dados do Google Trends, os dois maiores picos de pesquisas pelo termo “sex shop online” no Brasil ocorreram durante a pandemia, em marmo e em maio de 2020.

Novos hábitos sexuais

Com a necessidade de permanecer em casa o máximo possível, por decretos de distanciamento social em grande parte do país, solteiros e comprometidos tiveram que readaptar seus hábitos sexuais, o que, por sua vez, aqueceu o mercado de sex shops.

Para quem passou grande parte da quarentena sozinho, a descoberta do próprio corpo foi uma opção estratégica para lidar com o desejo sexual. “Encontrar parceiros e manter a vida sexual ativa ficou mais complexo. Por isso, sugiro aos meus clientes que invistam no autoconhecimento – principalmente as mulheres, que ainda são mais reprimidas culturalmente”, aponta a sexóloga Elisangela Pereira.

Já para quem fez o distanciamento social junto do parceiro ou da parceira, a vida na quarentena exigiu criatividade e jogo de cintura. Para Elisangela, o período representou afastamento para alguns casais, inseridos na monotonia da rotina. Como resposta, a sexóloga aconselha apostar em novidades para reacender a chama.

“A reaproximação entre o casal costuma vir do uso da criatividade sexual antes de qualquer coisa. Seja por meio de fantasias, cenários, vestimentas. Brinquedos eróticos também são ótimos para trabalhar no campo da criação”, avalia.

Assim, é válido para os casais investirem em produtos novos e explorar outras áreas de prazer. Uma conversa honesta sobre plug anal, por exemplo, pode provocar mudanças interessantes na rotina de ambos.

Produtos em alta nas sex shops

Geraldo Pacheco avalia que, além dos produtos sexuais mais tradicionais, pôde ser observado na Segredo Erótico um incremento no volume de vendas de artigos com funções mais específicas relacionados à estimulação vaginal e clitorial. “Desde março, as compras realizadas no e-commerce triplicaram, mas produtos como o Satisfyer Pro 2 foram líderes de venda no período.”

O produto em questão é um vibrador com tripla função. Além da vibração, ele também faz sucção e pressão na região do clitóris, prometendo orgasmos mais rápidos do que a média.

O Satisfyer Pro 2 é líder de vendas na Segredo Erótico

Além disso, outro item que teve um aumento considerável de interesse por parte do público foram as cápsulas wireless, que desde março, vem chamando atenção no site da sex shop. As cápsulas sem fio também são vibradores, menores, que podem ser acionadas com um controle remoto. A partir dessa ferramenta, a mulher pode escolher a velocidade e padrão da vibração.

Por fim, Pacheco aponta que os mini vibradores também encabeçam a lista de mais procurados. “Depois das cápsulas, que continuam muito procuradas desde o começo da quarentena, estão os mini vibradores, que podem ser chamados de vibrador de clitóris”, afirma.

Mini vibradores também chamam atenção de clientes na sex shop

Como o nome sugere, os produtos são vibradores menores do que o normal. Além de serem mais discretos, o que pode ser uma vantagem para quem não tem costume de utilizar artigos eróticos, o mini vibrador tende a ser mais preciso, sendo uma boa indicação para a estimulação do clitóris.