106 views 5 mins

Aplicações financeiras: quais as melhores opções para este ano?

em Mercado
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Começo do ano é o momento ideal para rever o orçamento familiar, refazer as contas ou traçar novos planos. Mas, para que isso seja feito com segurança, é essencial saber quais são as melhores formas de aplicar o seu dinheiro, evitando riscos e dor de cabeça. Principalmente em momentos em que a economia está oscilando, com inflação em alta e aumento de juros.

“O ano de 2022 foi de altos e baixos não apenas para o mercado financeiro, mas, de modo geral, para todo o consumidor que sentiu no bolso o peso da recessão e da volatilidade dos mercados. Por isso, 2023 pede cautela”, recomenda o especialista e assessor financeiro da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Marcos Griebeler.

Após várias altas seguidas em 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), decidiu manter inalterada a taxa básica de juros da economia, a chamada Selic, no patamar de 13,75% ao ano. A decisão interrompeu a maior sequência de aperto monetário da história nacional, mas deixou o BC de sobreaviso: caso a desinflação não ocorra como o esperado, é possível que o Copom retome o ciclo de ajustes.

“As oscilações da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país. Seja no momento de tomar um empréstimo no banco, ou mesmo na hora de realizar uma aplicação financeira”, explica. De acordo com Griebeler, a expectativa é de que as aplicações financeiras de renda fixa atreladas à Selic e ao CDI continuem se beneficiando com esse cenário.

Isso porque o início dos cortes de juros, motivado principalmente pela queda da inflação, deve ocorrer somente a partir do segundo semestre de 2023. “Por isso, é fundamental que o perfil do investidor seja o primeiro ponto a ser avaliado e considerado na hora de escolher uma aplicação. Entre os perfis de investidores que podemos citar estão: conservador, moderado e arrojado.

E é de extrema importância que a pessoa saiba em qual deles ela se encaixa antes de decidir quais serão suas aplicações”, orienta. Após identificar qual é o seu perfil, então é hora de decidir em que investir. Mas quais são os investimentos mais seguros para 2023? O assessor financeiro cita as vantagens e desvantagens de três opções. Confira:

  • LCA – A Letra de Crédito do Agronegócio é uma das melhores opções de investimento para Pessoa Física. A rentabilidade desse tipo de aplicação é isenta da incidência de Imposto de Renda, ou seja, toda a rentabilidade acumulada durante o período de aplicação será líquida. Um diferencial deste produto é a necessidade do cumprimento de carência de, no mínimo, 90 dias, sendo possível realizar o resgate somente após esse período.
  • RDC O Recibo de Depósito Cooperativo é o CDB das Instituições Financeiras Cooperativas. É uma opção de aplicação tanto para Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica. No Sicredi, por exemplo, a rentabilidade deste tipo de aplicação irá variar de acordo com o tempo que o associado deixar o recurso com a instituição. Pode ser utilizado com liquidez diária ou com a contratação de carências maiores o que vai gerar, consequentemente, rentabilidades maiores.
  • Poupança – É a aplicação mais tradicional que possuímos, por ser simples, conhecida e segura. É indicada para Pessoa Física por não incidir alíquota de Imposto de Renda, além de que, existe uma regra que determina qual será a remuneração da aplicação com base na taxa básica de juros (Selic). A poupança sempre rentabiliza no dia de aniversário e possui liquidez diária. – Fonte e outras informações: (https://www.sicredi.com.br/home/).