388 views 6 mins

Ações do setor de tecnologia para investimentos

em Mercado
terça-feira, 19 de setembro de 2023

A cada ano é crescente o número de pessoas que investem no mercado de investimentos. Somente no mês de janeiro de 2022, a B3 já contava com 5 milhões de pessoas através de corretoras de investimentos no país. Dessa forma, o número de plataformas de investimento também aumentou.

E quem é que não gostaria ser um investidor das grandes empresas mais promissoras? Entretanto, não são apenas as empresas que dominam o mercado que conseguem encontrar boas oportunidades de investimento. Para as empresas menores, os analistas notaram um forte crescimento nos últimos anos.

Serviços e produtos voltados para a área de tecnologia e transformação digital, foi o grande destaque durante a pandemia pelo COVID19 e seguem sendo um dos setores mais procurados do mercado e as inovações chegam em uma velocidade impressionante. O rápido crescimento das empresas de tecnologia é uma das características mais marcantes da economia moderna.

As plataformas de investimentos

Existem diversas funcionalidades nas plataformas de investimento. Dando aos investidores acesso a uma variedade de produtos tanto das rendas variáveis quanto da fixa; atuando também como consultor, fornecendo informações úteis sobre os serviços e produtos. Através das plataformas de investimentos como a metatrader 4, o investidor pode ponderar quais são as ofertas de produtos mais promissoras e conforme o seu perfil de investidor eleger seu produto ou serviço.

O setor de tecnologia e inovação é atraente?

A digitalização está moldando o mundo atual, passando da automação de processos para big data. A tecnologia alimenta a inovação disruptiva, simplifica processos obsoletos e cria novas oportunidades. Nas últimas décadas, diversas inovações já mudaram o nosso modo de vida.

Ainda que as novas tecnologias tenham mudado a nossa realidade, o ritmo da inovação continua acelerado. Nos próximos anos, o crescimento das tecnologias, ferramentas e serviços digitais será cada vez maior, porém mesmo com um alto crescimento desse setor, é preciso lembrar que não se deve colocar todo seu capital de investimento somente em um setor ou em uma só empresa.

Ações de empresas de tecnologia cotadas na bolsa de valores

Infracommerce (IFCM3) – é uma empresa voltada a soluções de e-commerce, como plataformas de vendas, entrega, armazenamento e pagamentos online.

Bemobi (BMOB3) – é uma empresa focada no setor de distribuição e monetização na venda de serviços digitais para celulares, jogos e aplicativos.

Totvs (TOTS3) – voltada para a venda de soluções de plataformas de gestões e softwares para RH, pagamentos, vendas e marketing.

Neogrid (NGRD3) – foca em soluções em gestão e sincronização automática de supply chain.

Vale ressaltar que algumas empresas de tecnologia, cotadas na bolsa de valores, entram na categoria de small caps, por entrarem na categoria de pequenas empresas, isso quer dizer, com um valor de capital pequeno no mercado, mas com um exponencial potencial de crescimento.

A diversificação da carteira de investimentos pode ser feita com empresas do exterior, utilizando os contratos BDR, conhecido como Brazilian Depositary Receipts. Permitindo assim que traders brasileiros consigam investir de forma indireta nas bolsas estrangeiras.

BDR Amazon (AMZ034) – A Amazon é uma das empresas americanas de tecnologia mais valiosas do planeta, além de ser a maior empresa de Internet do mundo, focada em comércio eletrônico, também ativa em computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. 

Em 2015, a Amazon ultrapassou o Walmart como o varejista mais valioso dos EUA em capitalização de mercado. Em 2018, seu serviço de entrega em dois dias, Amazon Prime, ultrapassou 100 milhões de assinantes em todo o mundo.

BDR Google (GOGL34) – Criada em 2015, a Alphabet.INC é uma holding que gerencia todos os serviços relacionados ao Google. Além do próprio Google, o grupo inclui empresas secundárias como Calico, Google Capital, Google Ventures, Google X e Nest Labs. O grupo atua em diversos setores, incluindo tecnologia, ciências da vida, capital de investimento e pesquisa.

Como as empresas do grupo são independentes, o objetivo é que as subunidades sejam independentes no desenvolvimento de produtos, diferenciando os resultados de cada unidade. Portanto, a própria Alphabet atua apenas para orientar as empresas do grupo, não sendo responsável pela criação de produtos ou serviços.

Alguns pontos devem ser considerados no momento de pesquisar e buscar as melhores ações e BDRs para sua carteira, como diversificar seus investimentos no Brasil e no exterior para reduzir riscos; entender o que a empresa faz, como obtém lucros e riscos.