259 views 6 mins

4 ideias lucrativas para investir em 2023

em Negócios
quarta-feira, 02 de agosto de 2023

Se você quer deixar de ser um empregado e se tornar seu próprio chefe ou ter uma segunda fonte de renda, o primeiro passo nessa direção é conhecer as inclinações do mercado, observar como as necessidades das pessoas mudaram assim como elas se comportam em relação ao consumo nos últimos anos e saber onde seu dinheiro é mais promissor para investir.

Os dados mostram que este ano de 2023 será um período de recuperação e oportunidades de negócios para quem quer se tornar um empreendedor. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram abertos 374.344 negócios no Brasil, segundo o Mapa Empresarial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Representando uma alta de 6,5% quando comparado com mesmo período de 2022.

Segundo o relatório, as pequenas empresas são as principais responsáveis ​​por esse crescimento. No acumulado de janeiro a março de 2023, foram abertas 280.321 empresas na modalidade Microempreendedor Individual (MEI), 5,7% a mais que no primeiro trimestre do ano passado. As mudanças de consumo, a introdução de tecnologias inovadoras e a crescente demanda por soluções práticas e acessíveis são fatores que estimulam o surgimento de novos modelos de negócios.

Ao iniciar a carreira de empreendedor, é necessário definir o seu ramo de atuação. Muitas pessoas começam em um segmento com o qual já têm afinidade. Embora ainda possa haver algumas incertezas no mercado, alguns setores têm forte potencial.

Mercado financeiro

Uma das formas de aumentar a sua renda é realizar investimentos no mercado financeiro, e dessa forma canalizar seu dinheiro para um ativo de renda passiva. Dessa forma, seu dinheiro funcionará e você obterá rendimentos e dividendos de seus investimentos.

As formas de investimento são bastante diversificadas porque são inúmeras as opções de ativos. Por exemplo, títulos públicos ou privados de renda fixa. Esses investimentos são mais seguros e previsíveis porque você conhece o valor final do rendimento no final do contrato. Os investimentos diversificados, por outro lado, incluem investimentos com maior risco, mas também com maior potencial de retorno, caber ressaltar que esses investimentos usam indicadores que auxiliam nas estratégias e decisão no momento de investir.

Produtos digitais

Criar e vender produtos digitais, são as melhores opções para você que está pensando em empreender no meio digital. Vendidos de forma online, esses produtos são todos digitais, o que facilita todo o processo, sendo possível fazer tudo desde a sua casa.

Os produtos digitais podem ser de diferentes categorias, por exemplo: e-books e audiolivros; cursos gravados ou online de idiomas entre outros temas que você domina.

Empreender em um nicho da moda

O setor de vestuário está sempre crescendo, mas para vencer a concorrência é preciso acompanhar as tendencias e evolução do mercado para encontrar novos nichos de mercado. Aqui trazemos três exemplos dos segmentos de moda que estão em alta neste ano.

Slow fashion – um movimento de moda ligado ao consumo consciente que privilegia peças produzidas por produtores locais em detrimento de peças produzidas em massa por grandes marcas. 

Brechó online – navegar na onda retrô que se acelerou nos últimos anos, abrir uma loja online com itens pessoais ainda nos bastidores ou revender itens encontrados em fornecedores exclusivos é uma tendência que segue forte tanto nas redes sociais quanto em mercados dedicados ao setor.

Moda Plus Size – Uma das principais pesquisas da Internet sobre moda masculina e feminina. Mesmo que você não trabalhe exclusivamente com roupas Plus Size, mantenha sempre esses tipos de itens em sua loja virtual.

Seja um dropshipping

Dropshipping é um tipo de negócio onde a loja virtual realiza suas próprias vendas e uma empresa fornecedora é responsável por armazenar, estocar, embalar e enviar os produtos. Tudo isso em nome da sua loja online.

Isso acontece porque no dropshipping, o lojista foca apenas na conquista de novos clientes e na venda, assumindo assim um papel de intermediário, enquanto o fornecedor cuida da logística e das tarefas de pós-venda.

É um modelo de negócio que também pode ser implementado por quem já tem site próprio, sendo uma opção de modelo muito mais comum entre os empreendimentos pequenos que atuam em marketplaces.

Empreender exige planejamento, comprometimento e estratégia, e saber onde pisar é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, é muito importante avaliar onde há potencial de crescimento e rentabilidade para começar a investir.