80 views 4 mins

7 passos para manter o controle financeiro na volta aos comércios

em Mercado
sexta-feira, 21 de agosto de 2020

João Figueira (*)

Com a volta dos comércios durante o período de quarentena, muitas pessoas que mantiveram o consumo reduzido durante a pandemia já fazem planos para voltar a usar o dinheiro com as compras. Porém, é necessário que nessa volta exista muito cuidado e planejamento. Planejar, talvez seja uma das mais importantes do cotidiano. E nas contas, não é diferente, manter um planejamento em alta principalmente no quesito financeiro, é um bem muito necessário.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB, em um grupo com 11 bens de consumo, dois terão muita procura após o fim da pandemia, são eles roupas (34%) e calçados (31%). Como forma de prevenção para lidar com a volta dos comércios, veja os sete passos para manter o controle financeiro nessa e em outras situações.

1) Tenha metas em seu cotidiano – É preciso ter um objetivo, estabeleça uma meta, coloque ela em prática com o ato de guardar uma quantia por mês para determinada ação, dessa forma você irá colocar isso como um passo importante para alcançar o que deseja.

2) Utilize ferramentas para entender o seu fluxo – Conte com a ajuda de uma planilha e a abasteça ela com as informações sobre gastos. As pequenas despesas podem se tornar um problema. Anote todos os gastos, desde a bala na padaria até o abastecimento do carro. Ter conhecimento de todos os seus gastos irão te ajudar com os planos.

3) Não compre o que não precisa – Será que é necessário comprar tudo aquilo que você ficou sem durante os meses de pandemia? Alguns bens são indispensáveis neste momento, fique atento às promoções e reflita se realmente vale a compra.

4) Mantenha a opção do consumo em casa – Apesar da abertura dos restaurantes, a opção do consumo em casa ainda é a mais indicada. Mesmo com a grande variedade encontrada nos restaurantes e deliverys, você pode produzir sua receita favorita de forma mais econômica. Dessa forma o orçamento ganhará mais força e você não cairá na tentação de aumentar seu consumo.

5) Faça uma pesquisa de preços – Muitas empresas estão aproveitando esse retorno para colocarem diversas promoções em evidência. Porém, muitos preços que brilham os olhos são os mesmos de cinco meses atrás. Portanto, antes de finalizar a compra utilize ferramentas para pesquisar qual o melhor preço de mercado. Muitas vezes é preciso fazer a comparação entre lojas físicas e virtuais.

6) Não entre em dívida – Apesar de tentador, as parcelas de cartão de crédito não são boas alternativas para quem deseja economizar e manter o orçamento positivo. Faça o exercício do consumo consciente e opte por opções em que você não precise passar meses pagando.

7) Lembre-se de pedir descontos – Muitas pessoas não se sentem confortáveis em solicitar desconto, por outro lado algumas acreditam que pechinchar é a arte do negócio. Muitos estabelecimentos já colocam o valor acima do mercado para alcançar uma negociação razoável esperando que o cliente peça um desconto. Deixe de lado a vergonha e cultive esse hábito, principalmente na compra de artigos mais caros.

(*) – É Head de Operações da fintech Simplic.