Bárbara Siqueira (*)
Infelizmente, todos os setores sofrem com esse mal: a inadimplência de alguns clientes. Por isso, reuni abaixo 6 dicas para ajudar a diminuir esses índices. Confira:
1 – Tenha um código de ética: O código de ética serve para guiar os funcionários e gestores com relação à missão, visão e os valores da empresa. E é importante que esse código seja cumprido e não fique só no papel. Pois, dessa forma, cria-se um ambiente mais transparente e as relações profissionais tendem a ser mais valorizadas. O que dificulta a ocorrência de fraudes por parte dos funcionários.
2 – Tenha atenção com os documentos recebidos: Uma das fraudes mais recorrentes é a fraude de documentos. Que podem ser tanto os documentos pessoais de clientes, quando as notas fiscais e contratos. Por isso, é importante estar atento e ler todas as cláusulas e notas fiscais com atenção aos detalhes. Além disso, é bom contar com ferramentas que auxiliem na validação de documentos
3 – Procure validar informações de clientes: Para isso, você pode fazer consultas de crédito e de localização. As consultas de crédito permitem que você encontre informações sobre pagamentos de clientes e saiba qual é a possibilidade de eles ficarem inadimplentes. Já com as consultas de localização, é possível encontrar e validar informações sobre empresas e pessoas. O que te dá muito mais segurança nas suas transações.
4 – Conheça bem os funcionários, antes da contratação: O ideal é que você peça indicações para os bons funcionários que você já tem. Assim, diminuem as chances de você errar nas contratações. Além disso, é necessário que seja feito um processo seletivo completo. Pesquise o histórico do candidato, busque referências profissionais, procure saber o motivo dos desligamentos das empresas anteriores e avalie os dados cadastrais.
5 – Faça auditorias: De preferência, essas auditorias devem ser feitas de forma frequente. Assim, é possível atualizar políticas e planos da empresa e perceber possíveis problemas com antecedência. Fazer acompanhamentos e balanços com regularidade, demonstra transparência e dificulta a ação de pessoas mal-intencionadas. Isso porque, sempre que os mecanismos de prevenção são divulgados, gera-se um sentimento de insegurança no possível infrator.
Outra forma de evitar problemas com funcionários, é ter sistemas de recompensa por bons resultados e comportamentos. Assim, os funcionários se sentirão contemplados e dificilmente terão a intenção de prejudicar a empresa.
6 – Utilize mecanismos de proteção e controle: É importante que você utilize mecanismos de controle de jornada de trabalho, de tarefas diárias, relatórios e demonstrativos de desempenho. Além disso, é necessário ter sistemas protegidos com senhas fortes e códigos de conduta para a utilização dos recursos da empresa.
(*) – É Diretora de Operações na Checktudo, empresa pioneira há mais de 20 anos no setor de consultas veiculares.