103 views 3 mins

40% dos usuários fazem suas compras com dinheiro vivo

em Mercado
quarta-feira, 05 de janeiro de 2022

A Gelt Brasil analisou o histórico de compras de supermercado dos usuários de seu aplicativo, que conta com mais de 1,3 milhão downloads em território nacional e obteve dados relevantes sobre como sua base utiliza diferentes métodos de pagamento. O levantamento constatou que quase 40% dos usuários fazem suas compras com dinheiro vivo – mostrando uma retomada no uso de cédulas, que vem crescendo significativamente desde o mês de maio.

Mais da metade dos usuários abaixo dos 25 anos e acima dos 65 efetuaram pagamentos em espécie, enquanto cartão de crédito é a forma de pagamento preferida de mais de 40% dos shoppers entre 46 e 55 anos. O total da compra também tem influência sobre o método de pagamento: quanto mais barata for a cesta de compras, maiores as chances do valor ser pago em dinheiro. Conforme o valor final aumenta, o cartão de crédito ganha protagonismo.

O percentual de pagamentos com cartão de débito se mantém praticamente estável, independentemente da quantia gasta no caixa. “Aos poucos, com a vacinação avançando e as pessoas voltando para suas rotinas, é possível que o percentual de compras feitas com dinheiro em espécie aumente ainda mais. Estaremos atentos nos próximos meses.”, diz Henrique de Mello Franco, CEO da Gelt no Brasil.

O levantamento também constatou que o pagamento via crédito é o preferido das classes A,B e D, enquanto o dinheiro em espécie está muito mais presente nas compras feitas pela classe C. Já o cartão de débito tem percentuais de uso parecido em todos os tipos de renda. Os métodos de pagamento também podem variar de acordo com as categorias dos produtos adquiridos.

Em relação ao cartão de débito, seu índice de uso se manteve estável, variando pouco nas compras das diferentes categorias. O dia 10 registrou os picos de pagamento via cartão de crédito. “Próximo ao quinto dia útil do mês, é a data onde muitos trabalhadores recebem seus salários. É importante lembrar que o cartão de crédito é utilizado em compras com ticket médio mais elevado”, explica Henrique.

O Relatório Varejo 2021, realizado pela Adyen, efetuou uma pesquisa em que 57% dos entrevistados apontaram o pagamento em espécie como sendo o mais seguro. Uma pesquisa realizada no início deste ano pelo Instituto Locomotiva chegou à conclusão que 44% dos brasileiros utilizam o dinheiro como principal método de pagamento para compras do cotidiano.

O número é ainda mais elevado entre as classes D e E, o que reflete a desbancarização das classes com poder aquisitivo mais baixo. – Fonte e mais informações: (https://gelt.com/br/).