6 dicas para criar um negócio digital

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. No entanto, muita das vezes, a necessidade de altos investimentos iniciais e burocracias acabam dificultando e até mesmo frustrando os novos empreendedores.

Por essa razão, desde a expansão da internet, como forma de simplificar e otimizar os processos e reduzir custo, os meios online se tornaram a alternativa preferida de quem deseja ser dono da sua empresa.

No entanto, apesar de todas as vantagens que o universo digital proporciona aos empreendedores, criar um negócio digital ainda precisa de muito planejamento e conhecimento no assunto.

Afinal, o investimento em um negócio digital não deixa de ser um investimento, que por sua vez, deve ser levado a sério pelo empreendedor.

Ou seja, não adianta apostar na criação de um negócio, como um site de vendas online de produtos como masterbatch, entre outros, sem um planejamento e gerenciamento adequado.

Por essa razão, nós elaboramos este post para te ajudar em sua caminhada que é abrir seu próprio negócio.

Com essas dicas valiosas, você verá quais são os passos iniciais que precisa seguir para montar o seu próprio negócio na internet. Continue nos acompanhando para saber mais!

1- Pense em áreas viáveis que você tem interesse

O primeiro passo para quem sonha em ser um empreendedor digital é escolher algo que goste de vender ou prestar, mas, que ao mesmo tempo, seja viável.

Claro que, como todo planejamento de um novo negócio, é preciso avaliar o mercado externo no setor e verificar a sua viabilidade.

Se você pensa em abrir um e-commerce de produtos industriais, como a válvula de retenção, não adianta gostar e ter prazer de atuar no setor, se o mesmo não está propenso a te trazer a demanda necessária e ser positivo para o seu desenvolvimento.

Por isso, procure algo que você tenha afinidade e que, ao mesmo tempo, também tenha possibilidade de crescimento dentro da sua área de atuação.

2- Conheça seu mercado

Após escolher a sua área de atuação, é importante pesquisar tudo o que está acontecendo no determinado mercado.

Confira blogs, sites, e redes sociais que falaram sobre o nicho escolhido, além de também participar de fóruns de discussões e analisar quais são os seus concorrentes diretos e indiretos.

Assim, é possível saber de qual forma o seu mercado está saturado, e quais são as oportunidades e ameaças que o mesmo oferece.

Vamos supor que a ideia seja criar um e-commerce de produtos industrial. Durante a sua pesquisa, pode ser que perceba que já existem muitos negócios digitais que vendem válvula redutora de pressão.

No entanto, você pode descobrir que o preço do produto vendido na internet está muito acima do mercado. Essa pode ser a sua chance para se destacar dos concorrentes e bolar estratégias exclusivas para o seu público.

O foco nesta etapa é descobrir como o seu setor funciona, e como é possível se destacar com diferenciais competitivos.

3- Planeje seus gastos

Apesar de montar um negócio digital ser mais barato do que algo físico, isso ainda  não significa que você não terá gastos financeiros.

Afinal, para montar uma loja virtual, você irá precisar de um laptop adequado, além de luz, energia, alimentos necessários, entre outros.

Ao contrário do que alguns acreditam, todo empreendimento envolve gastos que devem ser levados em consideração, e as pessoas que não planejam os gastos podem ter dificuldades para levar a empresa adiante.

Por isso, faça um registo de todos os gastos financeiro, como fornecedores, plataformas, ferramentas ou até mesmo mão-de-obra.

4- Crie uma persona

Agora que você sabe tudo sobre o seu mercado, é hora de focar no seu público e suas respectivas características.

Conhecer o seu público de forma detalhada é um passo essencial para conseguir oferecer o que ele precisa. Você precisa entender quais são as suas dores, objeções, motivações e necessidades, para assim, satisfazê-los e fidelizá-los.

Para conhecer o seu público, você pode começar definido a persona do seu negócio, que se baseia no detalhamento do perfil do cliente ideal para o seu negócio.

A persona engloba o detalhamento do comportamento, gostos pessoais, motivações, estilo de vida, valores, entre outras informações relevantes da sua audiência.

5- Defina como será o seu negócio digital

Quando a persona está bem detalhada, você também consegue saber em quais canais há uma concentração maior dela.

Isso vai te auxiliar a escolher dentre as plataformas disponíveis da internet para vender, ou seja, decidir entre os canais de vendas para oferecer seus produtos e serviços.

Você pode criar um e-commerce, por exemplo, ou vender em marketplaces, redes sociais ou até mesmo por meio de aplicativos. Tudo dependerá de qual será a aceitação do seu público quanto a plataforma escolhida!

6- Defina suas estratégias de marketing digital

Por fim, também defina suas estratégias para divulgar seus produtos e serviços. Afinal, quando se trata de um novo negócio digital, é preciso se esforçar para mostrar as pessoas sobre os benefícios e diferenciais da sua empresa.

Por isso, empenhe-se para conhecer e definir as estratégias de marketing digital mais adequada para o seu negócio.

Há uma gama de estratégias que você pode utilizar, como investir em anúncios pagos, ter perfis nas redes sociais, implementar ações de e-mail marketing, fazer marketing de conteúdo, entre outros.

E para definir a melhor estratégias, utilize todas as informações que você recolheu até aqui para analisar a receptividade de cada uma delas.

Se você descobriu, por exemplo, que o seu público pesquisa sobre seus produtos e serviços antes de tomar a decisão de compra, então invista na produção de conteúdos relevantes e atraia potenciais clientes para a sua marca!

Lembre-se também que a linguagem correta é essencial. Analisar o estilo de vida e a linguagem adotada pelo seu público vai gerar mais proximidade na hora de implementar as suas ações.

Agora que já conhece essas dicas para criar o seu próprio negócio digital, o que acha de adotá-las e ter sucesso em sua carreira? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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