62 views 2 mins

‘Vergonha e indignação’ com a decisão do STF

em Manchete
sexta-feira, 08 de novembro de 2019

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que sentiu “vergonha e indignação” com a decisão do STF. Por 6 votos a 5, o STF decidiu acabar a execução da pena de condenados em segunda instância. Com isso, réus já condenados que ainda têm recursos a serem julgados no STJ e no STF podem ser soltos.

“Fiquei com vergonha do nosso Supremo, mas, ao mesmo tempo, acredito que o caminho ainda é pela democracia. Claro que nós precisamos do Supremo para que tenhamos uma democracia forte, para que tenhamos um país com harmonia entre poderes. E é fundamental, eu não discuto a importância do Supremo. Agora, me causa náusea o Supremo Tribunal Federal que nós temos hoje”, afirmou o senador.

Girão criticou também a falta de posição do governo federal, que segundo ele, se manteve calado diante da decisão do STF. “Ficou caladinho! O governo que foi eleito com essa bandeira do combate à corrupção, com a bandeira a favor da Operação Lava Jato, para que a impunidade acabasse no Brasil. Essa foi a bandeira com que o povo brasileiro foi às ruas e elegeu este governo”, criticou.

O parlamentar pediu desculpas ao povo brasileiro porque, segundo ele, a culpa não é apena do Supremo, mas do Senado, que também não estaria cumprindo seu papel. “Peço desculpas porque nós tivemos já três pedidos de CPI de Lava Toga para investigar os tribunais superiores, também com dezenas de fatos determinados, e para abrir a caixa-preta, mas até agora não deliberamos sobre isso”, disse o senador (Ag.Senado).