Vendas de veículos recuaram 3,63% em abril

Divulgação
  • Save

Os feriados foram determinantes ao resultado negativo de abril.

São Paulo – Balanço divulgado ontem (2), pela Fenabrave, entidade que abriga as concessionárias de veículos, mostra que o ritmo de vendas do setor melhorou no mês passado, mas, prejudicado por um calendário curto – com cinco dias a menos do que março -, o resultado consolidado do mercado automotivo voltou a ficar em terreno negativo.
No total, 156,9 mil veículos foram vendidos em abril, o que corresponde a uma queda de 17,02% na comparação com março – em conta que inclui carros de passeio, utilitários leves (como vans e picapes), caminhões e ônibus. Em relação ao volume de igual período do ano passado, a queda foi menor, de 3,63%.
Os dois feriados do mês – Sexta-feira Santa e Tiradentes – foram, contudo, determinantes ao resultado negativo de abril, já que na média diária, que anula o efeito do calendário mais curto, as vendas subiram de 8,2 mil para 8,7 mil de um mês para outro – ou seja, praticamente 500 unidades a mais a cada dia útil.
Se considerados apenas os carros de passeio e utilitários leves, as concessionárias comercializaram 8,5 mil unidades a cada dia que abriram as portas no mês passado, 458 a mais do que março e a melhor média diária desde o início do ano. Apesar disso, o mercado ainda mostra queda no acumulado de 2017. De janeiro a abril, houve redução de 2,37% no total de veículos emplacados, que somou 628,9 mil unidades nos quatro primeiros meses do ano (AE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap