92 views 2 mins

Temer: habilitação de Dilma é questão jurídica

em Manchete
sexta-feira, 02 de setembro de 2016
Beto Barata/PR

Beto Barata/PR

Os presidentes Michel Temer e Xi Jinping se encontram na casa de hospedes oficial do Lago Oeste, em Hangzhou.

Em sua primeira viagem após assumir efetivamente a Presidência do Brasil, Michel Temer está em Xangai, onde participou do Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China. Durante o encontro, Temer comentou a decisão do Senado, de manter a habilitação de Dilma para funções públicas. Segundo ele, a questão agora é jurídica. “O Senado tomou a decisão. Certa ou errada, não importa, o Senado tomou a decisão. Me parece que ela está sendo questionada agora juridicamente. Então ela sai agora do plano exclusivamente político para o quadro de uma avaliação de natureza jurídica”, disse.
De Xangai, Temer segue para Hangzhou para participar, da 21ª reunião de Cúpula do G20. Temer teve sua primeira reunião bilateral com um chefe de Estado: o presidente chinês, Xi Jinping. A previsão é de que ele participe também de reuniões com os presidentes da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul. De acordo com o Ministério da Fazenda, um dos principais pontos a ser defendido pelo Brasil é acelerar as discussões sobre o combate à evasão tributária. Um dos pontos de debate será a tributação de empresas multinacionais que burlam a legislação para não pagar impostos tanto nos países onde estão instaladas quanto nos países-sede.
Durante a ausência de Temer, o país está sob os comandos do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PMDB-RJ) (ABr).