69 views 2 mins

Temer e Bolsonaro participaram de lançamento do submarino Riachuelo

em Manchete
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Temer temporario

Temer temporario

Presidente Temer e o presidente eleito Bolsonaro participam da Cerimônia de Lançamento do Submarino Riachuelo. Foto: Tomaz Silva/ABr

O presidente Michel Temer e o presidente eleito, Jair Bolsonaro, participaram na manhã de sexta-feira (14) da cerimônia de lançamento ao mar do submarino Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O Riachuelo é o primeiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que tem parceria com a França. A primeira-dama Marcela Temer, madrinha do Riachuelo, batizou o submarino quebrando uma garrafa contra o casco e pediu a bênção ao submarino e aos marinheiros que o navegarem.
“País de vocação pacífica, o Brasil constrói seu submarino, não para ameaçar quem quer que seja, não para perturbar a tranquilidade das águas internacionais. O Brasil constrói seus submarinos, porque um país com mais de 7 mil km de costa, não pode prescindir de instrumentos para defesa de sua soberania e suas riquezas marinhas”, disse Temer, que descerrou a placa.
Dirigindo-se a Bolsonaro, Temer disse ter a “mais absoluta convicção” que o presidente eleito e sua equipe farão um “extraordinário governo”. “Não só pelo que revelaram nas suas falas, mas pela história do presidente Bolsonaro e daqueles que compõem a sua equipe”. O elevador de lançamento ao mar, com 34 guinchos, foi acionado em conjunto pelo presidente Temer, pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Leal Ferreira e pelo presidente eleito,Bolsonaro.
Bolsonaro não discursou. O comandante da Marinha destacou que o projeto contou com troca de conhecimento com a França e capacitação de profissionais e empresas brasileiras.
O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, lembrou ao discursar que o Brasil é o 10º país com maior área marítima e possui riquezas inestimáveis nesse território, batizado de Amazônia Azul, como 95% da produção de petróleo nacional. “Hoje é dia a ser celebrado, sem ufanismo, mas com muito otimismo e muito orgulho”, afirmou Silva e Luna. O ministro acrescentou que o programa requer perseverança, continuidade de esforços e investimentos (ABr).