56 views 2 mins

Telefônica: será preciso novo presidente remover barreiras

em Manchete
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Telefonica temporario

Telefonica temporario

Diretor-presidente da Telefônica, Eduardo Navarro.

Foto: Divulgação/Telefônica

São Paulo – O diretor-presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, direcionou seu discurso na Futurecom – feira do setor de telecomunicações – ao futuro novo presidente da República e defendeu que a conectividade da população à internet rápida seja uma prioridade do próximo governo. “Para isso, será preciso remover barreiras desde primeiro de janeiro”, afirmou.
Navarro criticou o que considera uma regulamentação pesada e obsoleta no setor, que inclui, por exemplo, a manutenção de milhares de orelhões ao redor do País, mesmo que esse equipamento esteja caindo em desuso. Cerca de 25% da rede de orelhões não fez nem recebe chamadas, informou o executivo ressaltando que as empresas de telecomunicações já investiram cerca de R$ 900 bilhões desde a privatização do setor, no fim dos anos 1990.
Isso coloca o setor como o terceiro que mais investe no Brasil, atrás apenas do conjunto das empresas de petróleo e energia. Na sua avaliação, o problema não é a falta de investimentos ou a remessa de lucro para os acionistas estrangeiros, mas sim entraves de ordem regulatória e tributária que reduzem o retorno dos investimentos e inibem mais aportes. “A tributação, sabemos que não se pode mudar no curto prazo, é a mais elevada do mundo”, disse.
Navarro pediu que o novo governo estabeleça um pacto para priorizar a digitalização dos serviços. “É uma nova oportunidade para se resolver problemas do Brasil nas áreas da educação, saúde, segurança, entre outros”, defendeu (AE).