63 views 2 mins

STF pode ‘rever anistia’ após documentos da CIA

em Manchete
segunda-feira, 14 de maio de 2018
Fabio Rodrigues/ABr

Fabio Rodrigues/ABr

Procuradora federal Deborah Duprat.

A Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, disse ontem (14) acreditar que o STF possa rever a decisão que considerou constitucional a Lei da Anistia, depois da divulgação do documento do serviço de inteligência dos EUA que revela que o ex-presidente Ernesto Geisel autorizou a continuidade da política de execuções de opositores da ditadura militar. A procuradora voltou a defender a revisão da lei para garantir a punição de crimes cometidos durante a ditadura.
A legislação atual, editada em 1979, garante anistia aos crimes cometidos por militares e foi declarada constitucional pelos ministros do Supremo, em 2010. “Eu acho que o Supremo pode rever isso em caso individual, como também pode rever por ação de inconstitucionalidade, como foi no passado, porque as decisões do Supremo obrigam os demais campos do poder Judiciário e a administração pública, mas não vinculam nem o próprio Supremo, nem o Congresso”, disse Deborah.
A Procuradora citou o recurso que tramita no Supremo impetrado pela defesa de cinco militares acusados por envolvimento no desaparecimento e morte do deputado Rubens Paiva durante a ditadura. Os acusados contestam aceitação preliminar da denúncia dos militares pela Corte, argumentando que a decisão do Supremo contra os réus contraria a declaração de constitucionalidade da Lei da Anistia.
A reclamação aguarda julgamento do STF desde 2014 e o Ministério Público solicitou este ano que o Supremo priorize a análise dessa questão. Em abril, a relatoria do recurso foi repassada ao minsitro Alexandre de Moraes (ABr).