77 views 55 secs

“Sonho Chinês”: Pequim inaugura maior aeroporto do mundo

em Manchete
quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Justica temporario

Foto: STR/AFP/Reprodução

Terminal está entre os mais tecnológicos e avançados do planeta.

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou ontem (25) o novo e futurista aeroporto de Pequim, em meio às celebrações do 70º aniversário da fundação da República, que será comemorado no próximo dia 1º de outubro. O aeroporto internacional de Daxing, a cerca de 50 km ao sul da capital chinesa, está entre os mais tecnológicos e avançados do mundo.
Seu design inovador em forma de estrela do mar foi projetado pela arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid, morta em 2016, e pela subsidiária de engenharia da empresa francesa Aéroports de Paris. A nova estrutura tem 700 mil m², oito pistas, sendo uma para uso militar, inteligência artificial e robótica. O projeto custou 120 bilhões de yuans (cerca de US$17,5 bilhões) ou 400 bilhões, incluindo as conexões ferroviárias e rodoviárias.
O terminal aéreo faz parte da iniciativa “Sonho Chinês”, oferecido por Xi aos cidadãos e cobre uma área equivalente a quase 100 campos de futebol. As conexões são garantidas por uma estação de trem de alta velocidade e uma de metrô, que permitirá ao passageiro uma viagem de 20 minutos até o centro da cidade. Deve operar em plena capacidade a partir de 2025, com 72 milhões de passageiros anuais (ANSA).