81 views 56 secs

Setembro Amarelo: OMS diz que é possível prevenir suicídio

em Manchete
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Justica temporario

Foto: Tânia Rêgo/ABr

Nações precisam de ações e políticas públicas eficazes.

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Ontem (10), Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a OMS reafirmou a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada. De acordo com o diretor-geral da OMS, é possível evitar o suicídio. Ele diz que, para isso, as nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes e políticas públicas eficientes.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende voluntária e gratuitamente, sob total sigilo, todas as pessoas que querem conversar sobre o assunto. O atendimento é por telefone, e-mail, chat e voip e funciona 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV, que atua em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita e pode ser feita de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Para o Ministério da Saúde do Brasil, para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas (ABr).