63 views 45 secs

Sem contrapartidas, renegociação com estados é “inútil”

em Manchete
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
EBC/ABr

EBC/ABr

Temer vai negociar com cada estado que esteja com dificuldades.

O presidente Michel Temer disse que os vetos à lei complementar que trata da renegociação das dívidas dos estados com a União foram feitos porque, sem as contrapartidas dos estados, retiradas durante a tramitação no Congresso, a medida acabou por tornar a recuperação fiscal “mais ou menos inútil”. Segundo Temer, a partir de agora serão feitas negociações com cada estado para identificar quais contrapartidas cada um poderá oferecer.
“Sem contrapartidas, quando você entrega o dinheiro para um estado, aquilo serve para uma emergência, mas não serve para preparar o futuro”, disse o presidente. A lei complementar estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal das unidades federativas.
As contrapartidas que estavam previstas antes das alterações no Legislativo eram pré-condições a serem dadas pelos estados em troca do alongamento de suas dívidas. “Nós vamos agora negociar com cada estado que esteja com dificuldades, para averiguar quais sejam as dificuldades, quais serão as contrapartidas que podem ser apresentadas e o que pode a União federal fazer para ajudar esses estados”, reforçou o presidente (ABr).