76 views 2 mins

‘São tempos estranhos, geradores de perplexidade’

em Manchete
quinta-feira, 18 de maio de 2017
Nelson Jr/SCO-STF

Nelson Jr/SCO-STF

Ministro Marco Aurélio Mello, do STF.

Brasília – O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse ontem (18), que a situação política é preocupante e que o Brasil continua sangrando diante das revelações da delação da JBS. “São tempos estranhos, geradores de grande perplexidade nacional. E o Brasil, como nós estamos vendo, continua sangrando”, disse o ministro, ao chegar ao edifício-sede do STF para a sessão plenária.
O ministro recomendou serenidade para aguardar os próximos acontecimentos. “O momento é de guardar os princípios. Nós temos uma Constituição e ela precisa ser respeitada, apenas isso. Vamos aguardar para ver quais serão os próximos passos. Que sejam passos seguros e que atendam, acima de tudo, os anseios da sociedade”. Indagado se o presidente Michel Temer deveria renunciar ao mandato, o ministro respondeu: “Não sei, não sei. A renúncia é um ato individual.”
Ao afastar Aécio Neves do exercício das funções parlamentares ou de qualquer outra função pública, o ministro Edson Fachin, do STF, impôs outras duas medidas cautelares: a proibição de contatar qualquer outro investigado ou réu no conjunto de fatos revelados na delação da JBS; e a proibição de se ausentar do País, devendo entregar seu passaporte.
Indagado sobre a decisão de Fachin, Marco Aurélio disse que o afastamento de um parlamentar eleito pelo povo é algo excepcional. “E eu diria excepcionalíssimo”, completou (AE).