112 views 2 mins

Roubo de carga no Rio bate recorde com mais de 10 mil ocorrências em 2017

em Manchete
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Arquivo/ABr

Arquivo/ABr

Agentes da Força Nacional atuam em operação de combate ao roubo de cargas.

O roubo de carga no estado do Rio de Janeiro bateu recorde no ano passado, com aumento de 7,3%, passando de 9.874 ocorrências em 2016 para 10.599 em 2017, média de 29 casos por dia. Na capital, foram registradas 5.371 ocorrências; na Baixada Fluminense, 3.167; em Niterói e São Gonçalo, 1.586, e no interior do estado, 475. Os dados foram divulgados ontem (18) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informa que criou o Grupo Integrado de Enfrentamento ao Roubo de Cargas, com a participação das forças de segurança do estado e da União, para combater esse tipo de crime. Para a Secretaria, a integração das forças foi um dos fatores que possibilitaram a redução dessa modalidade criminosa desde setembro.
“No mês de dezembro de 2017, houve uma redução de 13,2% no roubo de cargas no estado do Rio em comparação ao mesmo mês de 2016. É o quarto mês consecutivo que o indicador ficou abaixo do registrado em setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016”, diz a nota. O superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio, Rafael Alvim, lembrou que o roubo de carga é uma das frentes da Operação Égide, realizada pelo Ministério da Justiça para conter a chegada de armas, drogas e contrabando ao país.
“A gente vem monitorando os indicadores junto ao ISP e tenta readequar o policiamento. É uma preocupação da PRF, e a gente vem trabalhando mês a mês para tentar mitigar esse problema”, disse Alvim. Na avaliação do diretor de Segurança do Sindicarga, coronel Venâncio Moura, a situação continua caótica, mas há uma expectativa no setor de que os índices se reduzam este ano. “A boa notícia é que o número de roubos está estabilizando”, disse Moura” (ABr).