86 views 39 secs

Restos mortais de Francisco Franco são exumados

em Manchete
quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco foram exumados ontem (24) do luxuoso mausoléu localizado em Madri, onde estavam havia mais de 40 anos. Os trabalhos de exumação no Vale dos Caídos começaram pela manhã e os restos mortais de Franco serão novamente sepultados no cemitério de El Pardo, onde está enterrada sua esposa, Carmen Polo.

“É uma grande vitória da dignidade, da memória, da justiça, da reparação e, portanto, da democracia espanhola”, disse o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. O governo do premier espanhol colocou a exumação de Franco como uma de suas prioridades. O objetivo é evitar que o local se tornasse uma área de peregrinação da extrema-direita para o ex-ditador ser “enaltecido ou homenageado”.

O processo era para ter sido feito em 2018, mas a exumação foi adiada em mais de um ano por conta da batalha judicial iniciada por sete netos de Franco. A família do ex-ditador queria que que ele fosse levado para a Catedral de Almudena. Franco foi um militar responsável por integrar o golpe de Estado que, em 1936, marcou o começo da Guerra Civil no país europeu (ANSA).