63 views 2 mins

Relator tem 90% do parecer da denúncia pronto, mas pode pedir mais prazo

em Manchete
segunda-feira, 09 de outubro de 2017
Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Brasília – Relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o tucano Bonifácio de Andrada (MG) disse que a maior parte de seu parecer se dedicará à acusação de formação de organização criminosa. Bonifácio disse que já tem entre 80% e 90% do relatório concluído, mas que ainda não descartou a possibilidade de pedir mais algumas horas de prazo para apresentar seu voto.
“É uma hipótese, mas ainda não estou certo se vou pedir. Talvez peça mais horas”, disse o tucano. Se não concluir o trabalho, o deputado deve pedir para que o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), convoque a sessão de leitura do parecer para a tarde de hoje (10). Até o momento, a sessão está marcada e o tucano corre para garantir que o calendário da votação na comissão e no plenário não seja revisto.
Bonifácio destacou que o foco principal de seu trabalho é a análise da acusação de organização criminosa. Além de Temer, a PGR pede a abertura de processo contra os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. A acusação de obstrução de justiça deve aparecer em segundo plano no parecer. O relator sinalizou que não pretende separar as acusações no parecer de acordo com o cargo do denunciado, como quer a oposição. “A denúncia não separa as pessoas”, justificou o tucano.
Os oposicionistas apresentaram questões de ordem pedindo a votação de forma separada da autorização para o prosseguimento do processo em relação a cada um dos processados. Bonifácio disse que caberá a Pacheco decidir como fará a votação. “Eu tenho de me apegar ao conjunto que está na denúncia, que é a organização criminosa”, enfatizou. A sessão de hoje será a primeira da CCJ para analisar a denúncia contra Temer e seus ministros (AE).