71 views 2 mins

Reforma da Previdência segue tramitação prevista no Congresso

em Manchete
quarta-feira, 05 de junho de 2019
Reforma temproario

Reforma temproario

Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro no Programa do Ratinho, do SBT.

O presidente Jair Bolsonaro disse, em entrevista ao apresentador Ratinho, na última terça-feira (4), à noite, que a reforma da Previdência está seguindo a tramitação prevista no Congresso, e que os parlamentares que estavam reticentes com a proposta estão cedendo e entendendo a importância da sua aprovação. As mudanças na aposentadoria foram o centro da conversa com o apresentador, gravada no início da semana passada.
“Tenho conversado com governadores de esquerda, eles querem aprovar a reforma e dizem que tem dificuldade com sua bancada. A reforma traz desgaste para o parlamentar, é votar algo que setores da sociedade não vão gostar”, disse o presidente, reconhecendo que o governo não tem votos suficientes para a aprovação do texto. “A Câmara está cumprindo os prazos regimentais, mas sabe que tem ruídos. Por enquanto, acho que não temos os 308 votos necessários”.
“O mundo está com fluidez de recursos, quer investir, mas ninguém investe em quem tem uma dívida monstra e está com situação complicada como a nossa. Nós, demonstrando que fizemos o dever de casa, o recurso vem”, disse.
Para o presidente, as mudanças nas regras da aposentadoria são necessárias para que outros projetos sejam colocados em andamento. “Parece que não temos outra alternativa, estamos jogando todos as cartas lá para que venha o emprego, venha investimento, venha infraestrutura”. Destacou que o governo já iniciou o processo de cobrança de grandes empresas e bancos devedores da Previdência. A dívida ativa do INSS está estimada em R$ 490 bilhões, com cerca de 1 milhão de devedores (ABr).