69 views 2 mins

Putin quer criar uma coalizão mundial contra o terrorismo

em Manchete
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

The Presidential Press

Putin: Caiu o muro de Berlim, mas outros muros invisíveis cresceram.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em entrevista ao jornal alemão “Bild” que é preciso criar uma “coalizão mundial” contra o terrorismo e que as nações “erraram tudo” desde que o muro de Berlim caiu em 1989. “Erramos em tudo. Há 25 anos caía o muro de Berlim, mas outros muros invisíveis foram crescendo no Leste Europeu. Nós não conseguimos superar a divisão da Europa, que nos levaram a desentendimentos recíprocos e acusações. E é a causa de todas as crises”, destacou o presidente.
De acordo com Putin, o “erro” de seu país foi “ter entrado muito tarde” na crise, pois se eles tivessem sido “claros sobre os nossos interesses nacionais, o mundo ainda teria equilíbrio”. “Após a queda da União Soviética, nós tivemos muitos problemas para enfrentar e, pelos quais, apenas podemos nos culpar, como a crise econômica, o colapso da política, o separatismo e os ataques terroristas que castigaram o país”, ressaltou ao “Bild”.
Criticando duramente a Otan e os Estados Unidos, Putin afirmou que eles “quiseram sentar no trono da Europa sozinhos”. “E agora que estão sentados lá, nós temos que ficar falando sobre todas essas crises que não existiriam de outra maneira”, disse. Ao ser questionado sobre a relação com a chanceler alemã Angela Merkel, o mandatário mostrou confiança na líder alemã. “Sim, eu confio nela, ela é uma pessoa bem aberta. Mas, como todos, ela também está sujeita a limites. Porém, está honestamente tentando combater a crise”, destacou (ANSA).