O comandante da Força Aérea do Pacífico dos EUA disse que a ameaça da Coreia do Norte, de um “presente de natal” para os americanos, pode se referir a um míssil balístico de longo alcance. O general Charles Q. Brown se referia a um comentário da Coreia do Norte, quando o país alertou que depende apenas dos EUA o tipo de “presente de natal” que vão receber.
Pyongyang estabeleceu de maneira unilateral o final do ano como prazo para Washington suspender sanções e fazer concessões nas negociações bilaterais sobre desnuclearização. Brown disse que a retórica da Coreia do Norte e uma série de testes nas últimas semanas sugerem que o país está se preparando para alguma coisa. Acrescentou que imagina que algum tipo de míssil balístico de longo alcance seja o “presente”.
Brown disse ainda que há uma “variedade de coisas” que poderiam acontecer e que a Coreia do Norte poderia fazer um anúncio em vez de lançar um míssil. Ressaltou a importância de manter um sistema de resposta rápida. “Nosso trabalho é apoiar os esforços diplomáticos” e se esforços diplomáticos falharem, precisamos estar prontos” (NHK/ABr).