72 views 2 mins

Pence defende “tolerância zero” contra a imigração ilegal

em Manchete
terça-feira, 26 de junho de 2018
José Cruz/ABr

José Cruz/ABr

O presidente Temer recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, no Palácio do Planalto.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, defendeu ontem (26) a política de “tolerância zero” contra a imigração ilegal para o seu país e pediu para que as pessoas “não arrisquem a vida” tentando ingressar em solo norte-americano. A afirmação foi feita ao lado do presidente Temer, durante declaração conjunta no Palácio do Itamaraty, após almoço de recepção oferecido pelo governo brasileiro.
“Assim com os EUA respeitam suas fronteiras e soberania, peço que respeitem a nossa. Como diz o presidente Donald Trump, sem fronteiras não há país”, afirmou, fazendo referência específica a países da América Central, como El Salvador, Honduras e Guatelama. De acordo com Pence, o fluxo de imigrantes ilegais oriundos desses países para os EUA foi de cerca de 150 mil pessoas nos últimos meses.
O vice-presidente dos EUA mencionou que o país recebeu, no ano passado, cerca de 1,1 milhão de imigrantes legais. Em referência à situação das crianças brasileiras separadas dos pais, Mike Pence disse que os dois governos estão trabalhando para reunir as famílias. O próprio presidente Temer já havia dito que o governo brasileiro está pronto para colaborar com o transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, “se esse for o desejo das famílias”.
“Essa é uma decisão que tem que ser tomada pelas famílias. Algumas crianças e algumas famílias desejam ficar lá, mas precisam passar ainda pelos procedimentos judiciários dos EUA. Agora, aqueles que querem voltar para o Brasil, o presidente Temer colocou à disposição os meios que nós temos para isso”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, após o encontro (ABr).