74 views 46 secs

Mulheres começam a receber habilitação na Arábia Saudita

em Manchete
segunda-feira, 04 de junho de 2018
Saudi Information Ministry/AP

Saudi Information Ministry/AP

Esraa Albuti, diretor executiva da Ernst & Young, mostra sua carteira de habilitação em Riad.

A Arábia Saudita começou a entregar as primeiras carteiras de motorista para mulheres, que, a partir do próximo dia 24, terão permissão para dirigir no país. As entregas acontecem dias após a princesa Hayfa Bint Abdullah Al Saud, no volante de um automóvel, ilustrar a capa da revista feminina “Vogue Arabia”.
A fotografia gerou diversas reações no reino. Alguns apoiaram a representação, enquanto outros denunciaram a prisão de diversas ativistas pelos direitos das mulheres nas últimas semanas. A autorização para dirigir faz parte de uma série de aberturas promovidas pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, que adota uma política diferente da de seu pai, o rei Salman.
Além da possibilidade de ter habilitação, as mulheres poderão se alistar no Exército e abrir negócios próprios sem a permissão do “guardião” da família. A abertura mais recente é a adoção de uma lei que criminaliza o assédio sexual na Arábia Saudita, com penas de até cinco anos de prisão e pagamento de multa de até 300 mil riyals (cerca de R$ 300 mil) (ANSA).