109 views 2 mins

Países da América Latina precisam ampliar integração financeira, diz FMI

em Manchete
quinta-feira, 31 de março de 2016

Thinkstock

Essa integração exige capital novo e mercados financeiros profundos.

Nova York – Os governos de países da América Latina devem buscar ampliar a integração financeira da região, afirma um estudo de economistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado ontem (31), e que avalia sete países da região, incluindo Brasil, México e Panamá. A região é menos integrada que outras áreas do planeta e, entre medidas sugeridas pelo relatório, o Brasil deveria permitir a venda de bônus de empresas da região e de países vizinhos em seu mercado doméstico
A avaliação do FMI é que o fim do superciclo das commodities e o rebalanceamento da economia chinesa “produziram uma forte desaceleração do crescimento na maior parte da América Latina” nos últimos anos, além de problemas domésticos de alguns mercados. Essa mudança mostra a necessidade de “identificar caminhos novos e alternativos para o crescimento”. Isso exige capital novo e mercados financeiros profundos, ressalta o documento.
“É evidente que os países latino-americanos terão de estudar uma mudança de estratégia para continuar a desenvolver seus mercados financeiros”, afirmam os autores do estudo, Charles Enoch, Mohamed Norat e Diva Singh, destacando que pode ter chegado a hora de os governos repensarem a estratégia regional de integração. Uma maior integração financeira na região seria positiva por diversos fatores, afirma o estudo, incluindo o aumento da diversificação do risco e maior concorrência em países onde a saída de bancos estrangeiros levou à ampliação da concentração bancária (AE).