68 views 2 mins

Onda de frio nos EUA deixa 11 mortos em 24 horas

em Manchete
quarta-feira, 03 de janeiro de 2018
Georgia State Patrol

Georgia State Patrol

Carro da polícia de Montgomery, na Geórgia, presta socorro a um veículo acidentado.

A onda de frio que bate recordes históricos e atinge os Estados Unidos nos últimos dias continua avançando sobre o país e já causou a morte de pelo menos 11 pessoas nas últimas 24 horas. As mortes foram motivadas pelas baixas temperaturas provocadas por uma massa de ar do Ártico que atinge a maior parte do país durante os últimos dias. Cinco pessoas faleceram no estado de Wisconsin, quatro no Texas (sendo dois sem-teto), uma em Dakota Norte e outra no Missouri.
“A massa de ar do Ártico continuará forte sobre o leste do país até o final da semana”, afirmou através de Twitter o Serviço Nacional de Meteorologia, que disse que serão registradas “temperaturas muito baixas e ventos gélidos perigosos” na região.
Na terça-feira (2), foram registradas temperaturas mínimas que quebraram recordes mantidos durante décadas, como o da cidade de Dayton, em Ohio, onde os 25 graus abaixo de zero ultrapassaram a marca prévia de 1898. Em Salisbury/Maryland, os 14 graus negativos rompem o recorde anterior, de 1918.
Diante da onda de frio, o serviço meteorológico realizou uma campanha de orientação para a população afetada na qual advertia sobre a necessidade de realizar um acompanhamento da evolução da tempestade na costa leste e que explicava os sintomas que podem ajudar a diagnosticar uma hipotermia (ABr/EFE).