66 views 59 secs

Olga Tokarczuk e Peter Handke vencem Nobel de Literatura

em Manchete
quinta-feira, 10 de outubro de 2019

A Academia Sueca anunciou ontem (10) a polonesa Olga Tokarczuk e o austríaco Peter Handke como vencedores do prêmio Nobel de Literatura em 2018 e 2019, respectivamente. Os ganhadores das duas edições da honraria foram divulgados juntos porque não houve a premiação no ano passado.

Tokarczuk, 57 anos, foi escolhida foi ter uma “imaginação narrativa” que, aliada a uma “paixão enciclopédica”, representa o “cruzamento de fronteiras como uma forma de vida”. Já vencedora do Man Booker Prize com o romance “Flights” (“Voos”), a polonesa é conhecida pelo tom mítico de sua escrita.

Em “Flights”, ela faz reflexões sobre a vida de nômade com histórias que vão do século 17 ao 21. Entre os casos relatados no romance estão o da irmã de Frédéric Chopin, que levou o coração do músico de Paris a Varsóvia, o do anatomista holandês que descobriu o tendão de Aquiles e de um menino nigeriano que era mascote da corte imperial austríaca e foi empalhado após sua morte.

Já Handke, 76, foi laureado por causa de seu “trabalho influente que, com ingenuidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana”. Ele é considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos de língua alemã. Tokarczuk e Handke dividirão um prêmio de 9 milhões de coroas suecas, equivalentes a cerca de R$ 3,7 milhões.