79 views 2 mins

O importante no acordo é o teto de gastos

em Manchete
quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Antônio Cruz/Abr

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem (11), em São Paulo, que o importante no acordo sobre a dívida dos estados com o governo federal, assim como o ajuste nas contas federais, é o cumprimento do teto dos gastos proposto na emenda constitucional que trata dos gastos federais e que também é parte do acordo com os estados.
Para Meirelles, o importante é que o teto foi aprovado e o ajuste fiscal dos estados está em andamento. “Vamos aguardar agora a votação dos destaques e esperar que seja mantida a integralidade do texto. E, depois, a aprovação pelo Senado. É um processo legislativo longo”.
O ministro explicou ainda que a reforma da Previdência está em um processo de elaboração intenso. A expectativa é que seja apresentado em sua forma final ao Congresso. “É muito importante que a reforma da Previdência seja aprovada em um período que não exceda o próximo ano, porque, para os anos seguintes, já começa a se inviabilizar um ajuste pelo teto se não houver um ajuste agora”.
Meirelles destacou que as conversas com os parlamentares sobre os temas mostram nível de consciência grande, porque eles entendem que o Brasil está em crise. “Todos estão conscientes de que precisamos sair da crise e que a solução para isso passa pelo ajuste fiscal”, acrescentou. Ele disse acreditar que, após a finalização do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a ansiedade pelas soluções aumentará (ABr).