77 views 2 mins

Medidas para desburocratizar negócios no país

em Manchete
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma participa de reunião do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil.

A presidenta Dilma Rousseff assinou ontem (25), durante reunião do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil, decreto que dispensa a autenticação de livros contábeis por juntas comerciais quando enviados por meio eletrônico à Receita. “Acaba com a obrigatoriedade do livro contábil para quem está no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Para quem não está no Sped, tem a opção de se modernizar e passar para o sistema digital”, informou o presidente do Conselho, Guilherme Afif Domingos.
Afif, que é presidente do Sebrae, disse que a economia com a migração de quem hoje usa livros contábeis para o sistema de escrituração digital será de R$ 480 milhões por ano. Dilma também vai encaminhar ao Congresso projetos que desburocratizam a legislação de armazéns gerais e da profissão dos tradutores juramentados e leiloeiros.
Para Afif, “os projetos visam tirar o Brasil de métodos medievais e trazê-lo para a era digital. É eliminar burocracia que não faz nenhum sentido no mundo digital”. Dilma também assinou decreto que internaliza resolução do Mercosul para simplificação de procedimentos aduaneiros. “Esse decreto homologa uma decisão do Mercosul de criar um sistema simplificado de aduana entre os países o que vai facilitar muito a entrada da micro e da pequena empresa no comércio internacional”, disse Afif (ABr).