63 views 3 mins

Mercosul e Reino Unido negociam acordo de livre comércio, informa Meirelles

em Manchete
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Fabio Rodrigues /ABr

Fabio Rodrigues /ABr

Acordo com Reino Unido está próximo, segundo Meirelles.

O Mercosul e o Reino Unido negociam um acordo de livre comércio que pode ser implementado após a saída do país da União Europeia, disse ontem (22) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em declarações dadas na residência do embaixador brasileiro em Londres, após reunião com o ministro de Finanças do Reino Unido, Philip Hammond. “[O acordo] poderá ser efetivado depois do Brexit [processo de saída da UE], mas as negociações estão andamento. A negociação formalmente será Mercosul com Reino Unido. É o interesse maior ainda”, afirmou Meirelles.
As negociações de um tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) se arrastam há vários anos. No fim do ano passado, as duas partes avançaram nas discussões, mas a assinatura do acordo foi adiada para este ano. Por causa do Brexit, o Mercosul terá de negociar um acordo comercial separado com o Reino Unido. Caso o tratado de livre comércio com a UE saia do papel neste ano, o Reino Unido deixará de se beneficiar com o acordo assim que sair do bloco econômico.
Meirelles fez uma escala em Londres para participar de reuniões de negócios com investidores e o ministro das Finanças britânico antes de seguir para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O presidente Temer também estará no fórum, que reúne políticos, empresários, investidores e banqueiros todos os anos em janeiro. Sobre o rebaixamento da nota brasileira pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P), Meirelles reafirmou que o governo continuará trabalhando para que a economia cresça 3% e crie 2,5 milhões de empregos formais este ano.
Disse, no entanto, que a aprovação da reforma da Previdência é essencial para que as estimativas sejam alcançadas. O ministro da Fazenda considerou um avanço muito grande a aprovação do novo estatuto da Caixa que restringe as indicações políticas de vice-presidentes e de diretores, cujos nomes passarão a ser avaliados pelo Conselho de Administração do banco. Meirelles disse ainda que o governo está procurando alternativas para evitar usar recursos do FGTS, como a possibilidade de que o banco não distribua dividendos ao Tesouro Nacional este ano para ampliar o capital (ABr).