78 views 2 mins

Levy: em discussão aposentadorias e pensões

em Manchete
quinta-feira, 28 de maio de 2015

Divulgação

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez um apelo para que a sociedade brasileira discuta os impactos nas contas do governo em razão da flexibilização do fator previdenciário aprovado no Senado.
Na avaliação do ministro, todas as pensões e as aposentadorias são importantes para a classe trabalhadora, mas representam grandes volumes de recursos orçamentários. Segundo Levy, antes de qualquer decisão do governo, “é preciso fazer muitas contas para encontrar uma solução”.
Os senadores aprovaram a MP 664, que altera a forma de concessão de benefícios previdenciários e estabelece novo cálculo para a concessão de aposentadoria. Fica valendo a chamada regra do 85/95. A alteração estabelece que o trabalhador receberá seus proventos integrais, quando, no cálculo da aposentadoria, a soma da idade com o tempo de contribuição for 85 para mulher e 95 para homem.
Para Levy, se o Congresso entendeu que há mais espaço de comprometimento das despesas com a Previdência, o assunto tem que ser discutido em um âmbito mais amplo da própria sociedade. O ministro disse que, com a discussão de ajuste fiscal, o próprio Senado tem se mostrado sensível sobre o impacto do pagamento de tributos para as empresas decorrente de desonerações fiscais. Em razão desse impacto, as empresas argumentam que não conseguem pagar a Previdência. “Então, se hoje, com o que [há], as empresas não conseguem pagar, imagine se você aumenta o custo da Previdência. Então, acho que tem todo um equilíbrio a ser discutido pela própria sociedade”, disse (ABr).