80 views 2 mins

José Serra: há fator positivo na economia

em Manchete
segunda-feira, 20 de junho de 2016

Rovena Rosa/ABr

Ministro José Serra , na Fiesp.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse ontem (20), durante encontro com empresários na Fiesp, que é indiscutível a existência de um fator positivo das expectativas com relação à economia brasileira que contribui para que as melhoras se realizem. “Ou seja, acreditar que a economia vai bem ou mal faz com que isso se torne realidade no sentido de decisões de investimentos como o gasto do consumidor que ainda tem dinheiro para gastar. Quando a incerteza predomina, as pessoas postergam suas despesas. O Brasil viveu isso de maneira didática de 2015 para cá”, afirmou.
O chanceler destacou que – a curto prazo – é possível que a inversão do pensamento negativo ainda não seja plena, mas ajuda na desaceleração do processo depressivo pelo qual a economia passava. Segundo ele, há um avanço na trajetória da curva de recuperação porque o governo do presidente interino Michel Temer tem mais apoio no Congresso Nacional.
O ministro destacou que não haverá solução mágica a médio e longo prazo e é preciso que o gasto privado seja maior e que haja uma interação virtuosa na economia. Sobre o Mercosul, Serra afirmou que é preciso procurar uma transição, avaliar impactos, analisar números e flexibilizar algumas regras, como, por exemplo, a resolução que determina que todos os países comecem juntos uma negociação com nações de fora do bloco (ABr).